Spurs vs Heat: decisão final

O sexto jogo da final da NBA foi de suster a respiração. Tim Duncan, qual veterano, registou 30pts e 17reb, que acabaram por ser insuficientes perante a resiliência dos Miami Heat (principalmente no período que forçou o overtime). LeBron, autor de um triple-double, terminou com 32pts (apesar de uma fantástica exibição no quarto período e de um triplo decisivo, ia comprometendo as contas dos Heat) e sem a sua headband. No entanto, a jogada decisiva veio das mãos de Ray Allen (na fase regular já tinha vestido a capa de super-herói) a cinco segundos do fim.

O jogo decisivo terá lugar esta noite. Que factores devem ser levados em consideração? Apesar de não ter estado particularmente atento a todos os jogos desta final, julgo conseguir ter uma noção (nada de profissional, subentenda-se) daquilo que as equipas devem explorar ou melhorar no próximo jogo. Os jogos da fase regular e a filosofia apresentada ao longo dos últimos meses - os plantéis e os treinadores não sofreram grandes alterações no seu núcleo duro - ajudam-me nessa avaliação.

San Antonio Spurs:
- Elementos como Neal, Green, Ginobli e Bonner, quando forem chamados, devem ser capazes de fazer a diferença para lá da linha dos três pontos (à semelhança do que aconteceu no Texas)
- Diaw deve continuar a ter um rendimento semelhante ao dos últimos jogos (LeBron apenas conseguiu aparecer no quarto período)
- Splitter tem de aumentar o rendimento (sobretudo a nível defensivo)
- Experiência e maturidade dos Spurs devem vir ao de cima (é uma equipa psicologicamente mais forte que os Heat)
 
Miami Heat:
- Agressividade (LeBron, Wade, Chalmers, Cole são jogadores que penetram bem, atacam o cesto de forma eficaz e desequilibram a organização defensiva dos Spurs)
- Chalmers, Wade e Bosh têm de ficar com a "mão quente" o mais rapidamente possível (diferença de %FG nos jogos ganhos e perdidos desta final para cada um dos jogadores, respectivamente: 56% , 57% , 53%  vs 20% , 46% , 46%)
- Aproveitar as ausências de Parker e Duncan (quando estes estiverem no banco)
- Factor casa (o apoio do público de Miami e o facto de jogarem em casa, onde estiveram fortíssimos durante a fase regular, devem jogar a favor dos Heat)
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário