Para a frente é o caminho!

As coisas correram bem a Portugal nos últimos dias. Depois de uma excelente campanha dos Sub21, culminada com um jogo atípico quanto ao número de golos (5-4), foi a vez de a Selecção AA entrar em campo na Copenhaga, naquela que foi a estreia de Fernando Santos no banco luso em jogos oficiais. Nem a chuva fria evitou que a Selecção arrancasse um triunfo suado diante da Dinamarca, com Ronaldo a resolver de cabeça para lá dos 90 minutos. Mais do que três pontos conquistados, Portugal ganhou uma nova equipa, com jogadores regressados e uma esperança renovada, e um novo ânimo para abraçar um desafio perfeitamente ao seu alcance - a qualificação directa para o Euro'2016.

Não se pode tirar mérito a Fernando Santos. Se por um lado o seu tridente mais móvel não surtiu efeito durante a maior parte do jogo, por outro soube mexer bem a partir do banco. Ou fora dele, se alargarmos o prisma temporal ao passado... Ricardo Carvalho voltou a ser titular volvidos três anos e foi, indubitavelmente, um dos melhores em campo. A sua capacidade de liderança, concentração e antecipação fazem falta a qualquer selecção e mascaram bem os seus 35 anos e justificam o seu estatuto de «um dos melhores centrais portugueses dos últimos tempos». Igualmente bem esteve Tiago, que creseceu imenso com Simeone e já o havia demonstrado frente à França. A forma como ocupou o meio-campo, tanto a pressionar como a oferecer linhas de passe, sobretudo na primeira parte, só pode ser um indicador positivo para a Selecção Nacional. Danny e Quaresma foram outros jogadores experientes que voltaram a envergar a camisola da Selecção. Se o primeiro se destacou pela forma como tentou semear o perigo no último terço do terreno, ainda que de forma algo inconsequente, o segundo voltou a mostrar que é capaz de "sacar um coelho da cartola" de um momento para o outro. A assistência para Ronaldo é metade do golo. Foi a vantagem de Portugal.

Era urgente reagir aos mais recentes desaires. Se no jogo com a França foram postas a nu as debilidades defensivas da Selecção (Cédric até deu uma resposta mais positiva que Eliseu no jogo com a Dinamarca), é igualmente verdade que na segunda parte desse mesmo encontro foi evidente uma atitude totalmente diferente - para melhor - que só poderia ter deixado Fernando Santos orgulhoso no final da partida. Apesar de não ter feito um jogo exemplar, Portugal foi incontornavelmente o vencedor justo do encontro de terça-feira. A sorte esteve do seu lado. Agora há que dar seguimento a este resultado.

Reservo um último parágrafo para os Sub21. Um percurso de 10 vitórias em outros tantos jogos é fantástico para qualquer equipa. Melhor sabe quando se tem consciência do potencial e da qualidade do grupo orientado por Rui Jorge, que está de parabéns por ter apurado os nossos jovens jogadores para o Euro'2015. E as perspectivas só podem ser as melhores. Ainda para mais sabendo que a Espanha, bi-campeã em título, e a sempre perigosa França não vão estar na fase final da competição. Uma presença entre os quatro melhores dá, desde logo, direito a uma participação nos Jogos Olímpicos, em 2016, mas o título europeu não deve ser considerado uma miragem para estes jovens lusos. Há que sonhar alto mantendo os pés bem assentes no chão.
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário