Sá Pinto, o "deus grego"

OFI Creta. É este o nome do clube ao qual Sá Pinto se juntou para abraçar um dos maiores desafios da sua vida. Esta modesta equipa da Liga Grega ocupava a 16.ª e antepenúltima posição aquando da chegada do ex-jogador e treinador do Sporting. Desfecho? Sá Pinto foi o autor de um autêntico esforço heróico, digno das maiores figuras da mitologia grega. Talvez seja uma descrição exagerada, mas o trabalho realizado pelo técnico foi verdadeiramente notável. Além de ter evitado a despromoção, levou o clube a um honroso 7.º lugar... e ainda tem a possibilidade de se qualificar para a Europa via Taça da Grécia!

Posição que foi ocupando na Liga ao longo das jornadas que disputou
Vamos por partes. Quando chegou ao OFI Creta, Sá Pinto encontrou uma equipa desmotivada, com apenas 5 pontos, frutos de outros tantos empates ao cabo de seis rondas da liga. O objectivo era bem claro: fugir aos últimos lugares e tentar manter a equipa no principal escalão. Juntamente com Daniel Fernandes e Milhazes - os dois portugueses do plantel - e com Dudu Cearense (um dos reforços) em especial evidência, o OFI Creta foi subindo na classificação e esteve perto de terminar o campeonato na 6.ª posição (a qualificação europeia apenas é possível do 5.º lugar para cima), não fosse a derrota na derradeira jornada.

Além da fantástica epopeia no campeonato, Sá Pinto também conseguiu guiar o clube às meias-finais da Taça, onde defronta o Panathinaikos. Para já, o OFI Creta leva uma vantagem caseira (1-0) do encontro da 1.ª mão. Caso chegue à final, e se o Olympiacos (defronta o PAOK) for o outro finalista, a presença na Liga Europa fica desde logo assegurada, uma vez que a equipa de Paulo Machado se sagrou campeã na liga e tem, por esse motivo, lugar garantido na Liga dos Campeões. Se o percurso no campeonato já é digno de uma nota especial, uma final da Taça consagraria Sá Pinto a "deus grego". Conseguirá o treinador português chegar "ao topo do Olimpo"?
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário