A imprensa portuguesa muito especulou e agora é oficial: Sílvio, lateral pertencente aos quadros do Atlético de Madrid, chega ao Benfica por empréstimo até ao final da época. Trata-se de um lateral polivalente - como JJ tanto aprecia -, português e da formação, algo sempre útil tendo em conta a participação da formação encarnada nas grandes provas europeias.
Faz sentido contratar Sílvio quando se tem Melgarejo, Maxi Pereira e André Almeida para as alas? Que lado da defesa irá ocupar quando for chamado a jogar? Não me parece que Sílvio seja um titular indiscutível nesta equipa do Benfica (longe disso!), mas irá certamente aumentar a competitividade por um lugar no onze. É tendencialmente lateral direito, mas não tem grandes dificuldades em ocupar o flanco esquerdo (JJ terá de fazer uma boa avaliação do plantel e das garantias que cada jogador oferece e só depois decidir se colocará Sílvio à direita ou à esquerda, nunca descorando as necessidades da equipa). Maxi já não apresenta o rendimento de antigamente e André Almeida ainda não é o lateral direito (posição a que foi várias vezes adaptado) de eleição pois tem aspectos a melhorar (principalmente na movimentação ofensiva). No entanto, dá-me a ideia que a qualidade de Sílvio não é suficiente para que o jovem português "pegue de estaca". Nessa mesma linha de análise, penso que faria mais sentido incorporar João Cancelo no plantel principal (deixando-o a rodar na equipa B) e contratar apenas um lateral esquerdo indiscutível, algo que tem faltado ao Benfica desde a saída de Fábio Coentrão.
Se Sílvio não chega para ser um titular indiscutível, isso faz dele uma má contratação? Sílvio é bom jogador. Não se pode dizer que o seu empréstimo não seja uma boa solução, uma vez que será importante para as competições europeias (trata-se de um jogador formado no clube). Mas uma equipa como o Benfica, com base na instabilidade que vive nas últimas temporadas, deve garantir a aquisição de jogadores com provas dadas e que estejam ao seu alcance a nível financeiro (Sílvio demonstrou algumas debilidades defensivas na última temporada). Se a vinda de Sílvio continuar a implicar a entrada de um lateral esquerdo, cinco jogadores para duas posições (partindo do princípio que o resto do plantel permanece inalterável e que não haverá mais nenhuma adaptação) parece um exagero...
0 comentários:
Enviar um comentário