Cardozo: 13M são a melhor solução?

Óscar Cardozo nunca foi o jogador mais consensual e popular entre os adeptos encarnados. Contratado em 2007 à formação do Newell's Old Boy, sempre foi a referência de JJ no ataque à baliza adversária e melhor marcador da formação encarnada em todas as épocas em que o actual treinador o orientou (liderou a tabela de melhor marcador da Liga em 2009/10 e 2011/12). No entanto, apesar da sua experiência e da sua veia goleadora, Cardozo sempre foi visto como um atleta "pouco móvel" na frente de ataque benfiquista e os recentes incidentes na final da Taça de Portugal parecem ter marcado o seu fim no plantel.
 
Faz sentido equacionar a venda do paraguaio? Nunca um jogador estrangeiro conseguiu marcar tantos golos ao serviço do Benfica. A forma como JJ o potenciou e as parelhas constituídas no ataque (teve elementos como Saviola, Aimar, Rodrigo e Lima a servir de apoio na frente de ataque - não contando com os extremos) permitiram-lhe deixar a sua marca no futebol português. Mas o futebol do Benfica mudou desde a época que valeu o título. Passados quatro anos, os adeptos "exigem" um ponta-de-lança que seja capaz de ter maior mobilidade, mantendo a capacidade de remate e jogo aéreo. Dificilmente o Benfica irá encontrar um jogador com as características de Cardozo (além do seu pé esquerdo mortífero, era um jogador com uma frieza e veia goleadora impressionantes e inteligente no plano táctico), mas os seus 30 anos exigem a procura de uma solução nova (não fosse o incidente, talvez aguentasse mais uma ou duas temporadas a bom nível), factor que teria de ser levado em consideração nos próximos meses. A venda do paraguaio apenas fará sentido se o seu substituto for alguém que dê garantias imediatas e que não fuja muito àquilo que Cardozo conseguia oferecer ao Benfica.
 
A imprensa portuguesa dá a entender que Fenerbahçe, Atlético de Madrid e Juventus estão de olho no paraguaio e que um eventual negócio se irá fazer por valores na ordem dos 13M. É um valor justo? Cardozo justifica um maior investimento financeiro? Ou, por outro lado, 13M por um ponta-de-lança com 30 anos trata-se de um investimento avultado? Já não são antigas as abordagens pelo paraguaio. E esta época a sua prestação na Liga (sobretudo até Dezembro) e na Liga Europa (foi o principal responsável pela presença do Benfica na final) aguçaram o apetite dos tubarões europeus. Muitas pessoas parecem conformar-se com a venda de Cardozo por valores semelhantes aos que se especulam (admito que uma transferência por valores iguais ou superiores a 15M me parece ser um bom negócio). Mas se atentarmos bem, o seu valor de mercado é 17,5M (o maior do plantel encarnado, a par de Garay e Gaitán). O caso muda de figura? Os 17,5M são um reflexo da qualidade do Tacuara ou o valor está muito inflacionado devido à boa época que a equipa fez? Independentemente do valor em papel, 13M (ou 15M) continuam a ser um bom negócio?
 
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário