O encerramento do mercado de transferências ainda está longínquo (início do mês de Setembro), mas as habituais movimentações já se fazem sentir. Curiosamente, Portugal é um dos países que mais se está a destacar até ao momento neste capítulo (os clubes portugueses, principalmente os grandes, já perceberam a eficácia de um bom ataque ao mercado antes do início de algumas competições importantes - Taça das Confederações, Europeu sub21, Mundial sub20 - e da pré-época).
O campeonato português tem sido um dos mais activos nos últimos anos (duas das maiores transferências do Verão passado envolvem clubes nacionais - ver aqui). Qual o seu impacto a nível desportivo (pelo menos até ao momento)? Atentemos à estatística actual:
- Os clubes da principal liga portuguesa (Benfica e FC Porto vão sobressaindo nestas estatísticas) ocupam o 5º lugar a nível de montante gasto em transferências - 37,5M* (1º lugar: França, considerando o Mónaco como equipa pertencente ao principal escalão - 138,5M)
- Ocupam também a 3º posição quanto a montante recebido - 88M (1º lugar: Alemanha - 122M)
- Portugal lidera a balança montante gasto/recebido - 50,5M**
- O FC Porto é o clube que mais dinheiro recebeu - 70M
- Benfica e FC Porto estão entre os 10 clubes que mais gastaram dinheiro em reforços esta época (o clube lisboeta situa-se em 8º lugar (18,35M) e o portuense no lugar imediatamente acima (18,8M*), numa lista liderada pelo Mónaco (130M)
NOTA: Os dados apresentados possuem como fonte original o site do transfermarkt e os valores apresentados são em euros (€€)
*Herrera é dado como certo no FC Porto e a transferência avaliada em 10M
**Não existem dados suficientes relativamente às transferências que envolvem clubes brasileiros
0 comentários:
Enviar um comentário