Rui Patrício tem-se perfilado como um dos melhores jogadores do Sporting nos últimos anos (foi claramente o melhor elemento leonino desta época) e a sua transferência para um dos grandes clubes europeus sempre foi muito discutida nos meses mais recentes. Após esforços da SAD leonina em o manter, parece estar na hora de deixar sair Rui Patrício (a conjuntura financeira assim o exige e o próprio jogador já manifestou a vontade de abraçar um novo desafio).
Depois de tudo o que fez e dada a presente situação do clube, Rui Patrício deve sair do Sporting (será o melhor para ambas as partes). Afirmou-se como titularíssimo no Sporting (e na selecção) e tem calibre para ser o dono da baliza de um grande clube europeu. O emblema leonino tem resistido ao assédio feito ao longo dos últimos anos, porém, chegou a hora da mudança. A experiência de uma liga nova e mais competitiva apenas poderá jogar a seu favor (seria sum salto importante na sua carreira enquanto atleta) e o dinheiro da transferência serviria para o Sporting pôr salários em dia e contratar jogadores para voltar a poder lutar pelo título. O guarda-redes está avaliado em 20M e uma transferência com valores semelhantes seria vista com bons olhos e suficiente (pelo meio haverá dispensas, redução de salários e empréstimos a chegar ao fim) para reforçar o plantel com jogadores de qualidade.
Será a melhor solução deixar sair Rui Patrício numa altura em que o clube se está a regenerar e não existem soluções que dêem garantias imediatas? Quando uma equipa está na iminência de perder um jogador importante deve assegurar que o seu substituto já está encontrado e ter confiança nas suas capacidades. Marcelo Boeck, que vai cumprir a sua terceira temporada de leão ao peito (teve tempo para se adaptar e ser observado pelos dirigentes e staff técnica), será, teoricamente, o seu substituto. Entre perder um dos pilares da equipa e permanecer numa situação de crise, parece-me evidente que a segunda hipótese é mais alarmante. Parte da regeneração também passa por uma ideia de estabilidade: económica e humana (os salários estarão em ordem e o dinheiro disponível para transferências permitirá corrigir lacunas no esquema táctico). Rui Patrício, Sporting (nas condições referidas) e clube envolvido beneficiarão da transferência e todos poder-se-ão desenvolver com este negócio.
0 comentários:
Enviar um comentário