Espanha e Itália disputarão amanhã a segunda meia-final, naquela que será uma reedição da final do último Campeonato da Europa, na altura vencido pelos ibéricos (4-0). Frente a frente irão estar as duas nações carismáticas no que ao futebol internacional diz respeito e as últimas a vencer o Campeonato do Mundo. Aliás, desde 2006, ano em que a Itália conquistou o Campeonato do Mundo, a hegemonia espanhola tem sido avassaladora. Como têm sido os percursos de ambas as selecções desde essa competição?
A Itália tem feito uma caminhada irregular e algo peculiar depois de ter conquistado o Campeonato do Mundo de 2006:
- Os melhores registos remetem para as fases de qualificação para Campeonatos da Europa ou do Mundo (apenas uma derrota desde 2006 e um registo de golos sempre positivo)
- Existe um registo negativo de golos em todas as grandes competições posteriores ao Campeonato do Mundo de 2006
- Em cinco grandes competições, a Itália já venceu uma (2006)e foi finalista vencida noutra (2012); no entanto, também não passou da fase de grupos em duas ocasiões (2009 e 2010)
Como se explica esta incapacidade da Itália se afirmar nas grandes competições desde 2006? A final da Liga dos Campeões desse ano foi disputada por dois clubes italianos, a Bola de Ouro desse ano foi entregue a Cannavaro (Buffon em segundo), os italianos venceram o Campeonato do Mundo e no ano seguinte o AC Milan ganhou a Liga dos Campeões. Como se explica a quebra de rendimento? O Campeonato Europeu de 2012 foi o ponto de viragem?
NOTA: As informações apresentadas no quadro estão compreendidas entre Janeiro de 2006 e a data de publicação deste artigo
* Jogo decidido nos penaltis (ganho)
** Jogo decidido nos penaltis (perdido)
0 comentários:
Enviar um comentário