Longe vão os tempos em que treinadores passavam largos anos ao serviço de um clube, apesar de tal ainda se verificar de forma esporádica. Tome-se como exemplo a Liga Portuguesa para a temporada que hoje se inicia.
Num campeonato novamente alargado a 18 clubes, não deixa de ser curioso verificar que apenas 8 mantiveram o treinador com que findaram a época transacta. Benfica, Nacional, Vit. Guimarães, Arouca, Gil Vicente, Belenenses e os recém-promovidos Penafiel e Boavista foram os únicos clubes a revalidar a confiança no seu técnico, como a tabela ao lado sugere.
Por outro lado, Marco Silva (Sporting), Pedro Martins (Rio Ave), José Couceiro (Estoril) e Sérgio Conceição (Sp. Braga) transitaram de clube em solo nacional, enquanto Leonardo Jardim e Nuno Espírito Santo deixaram Portugal para rumar aos campeonatos francês e espanhol, respectivamente. Também Paulo Fonseca está de regresso ao Paços de Ferreira, clube que orientou antes de se mudar para a Invicta, onde veio a ser despedido na segunda metade da temporada 2013/14. Nota ainda para o facto de cinco treinadores se estrearem no campeonato nacional - Lopetegui (FC Porto), Leonel Pontes (Marítimo), Miguel Leal (Penafiel), Ricardo Chéu (Penafiel) e Petit (Boavista) - e de o FC Porto ser a única equipa do campeonato a não possuir um técnico português.
0 comentários:
Enviar um comentário