Possível onze do Benfica 2014/15 |
Esquema táctico do Benfica 2014/15
GR: Artur continua a não dar segurança, Paulo Lopes será novamente guarda-redes de reserva e Jorge Jesus já anunciou publicamente que é uma área a reforçar. Espera-se novo titular na baliza encarnada (falou-se em Romero mas o guardião deve ser alemão).
DD: Luís Felipe foi um terrível "erro de casting", João Cancelo precisa de maturidade competitiva (ainda está muito irregular e comete vários erros defensivos), daí que Maxi Pereira continue a ser a opção mais fiável. Ainda assim, convém não esquecer André Almeida, que também pode actuar do lado esquerdo.
DE: Eliseu, desejo expresso do treinador, será o titular habitual. Benito, se Sílvio não continuar no plantel encarnado (a sua situação contratual nunca foi esmiuçada), deverá ser a alternativa principal.
DC: Luisão é o patrão da defesa. Depois é que a situação se complica. Jardel e Lisandro López partiam na linha da frente mas as lesões baralharam as contas. Sídnei e César não têm qualidade para jogar no Benfica e Steven Vitória terá um papel semelhante ao do ano passado. Por já estar mais habituado aos esquemas de Jorge Jesus, Jardel é a melhor opção disponível.
MD: Na ausência de Fejsa por lesão, Rúben Amorim tinha tudo para ser o parceiro de Enzo no meio-campo (ficaria com um papel mais defensivo). No entanto, há que reconhecer que um novo médio defensivo apenas abonaria a favor dos encarnados (por outro lado, seria um crime Rúben Amorim não ser aposta regular nesta equipa).
MC: Enzo Pérez é imprescindível, ponto final. Talisca ainda está em processo de evolução e João Teixeira, que ainda precisa de evoluir bastante, poderá ter direito a alguns minutos durante a época.
EXT: Gaitán é fulcral neste Benfica e Salvio, face à saída de Markovic, retomará o seu lugar no onze. O problema é que o sérvio era um elemento muito acima da média e as opções no banco perderão muita qualidade em função da sua saída. Ola John (devia estar num processo de maturação bem mais avançado) e Sulejmani (não se sabe quando regressa) serão as principais opções de reserva, em princípio. Resta saber o que irá acontecer com Ivan Cavaleiro, Candeias, Pizzi e Bebé (teria sido interessante ver o ex-jogador do Man. United a jogar numa posição mais central).
PL: Lima tem lugar garantido no onze e deverá ter a companhia de mais alguém. Face à saída de Cardozo, esperam-se novidades durante os próximos dias (de preferência um nome sonante). Mas para já parece ser Derley o elemento em melhor forma. N. Oliveira e Jara apresentaram muito pouco (por razões distintas) e o seu futuro permanece em aberto.
Reforço a ter em atenção: Eliseu, para já. A verdade é que o Benfica contratou vários jogadores - e outros tantos regressaram de empréstimos - mas nenhum promete dar que falar. Resta esperar até ao fecho do mercado para dar uma nova resposta.
Áreas a reforçar: Acima de tudo ficou bem evidente durante as últimas semanas a má gestão que houve durante a pré-época. O Benfica chega a esta fase com várias lacunas graves. Falta um guarda-redes que transmita tranquilidade (Artur há muito deixou de ser bem-amado na Luz), um central que ofereça garantias (é difícil apontar o dedo face à lesão de Lisandro López, potencial substituto de Garay) e um avançado capaz de substituir Rodrigo (aqui reside o maior buraco do actual plantel benfiquista). Num plano secundário, um médio defensivo (que Jorge Jesus quer) e um extremo (ninguém convenceu durante a pré-época a não ser Gaitán) não seriam hipóteses a colocar de lado.
0 comentários:
Enviar um comentário