Selecção: Quais os possíveis adversários no playoff?

Com o empate de ontem frente a Israel, Portugal ficou arredado do primeiro lugar do grupo F. Teoricamente. Porque matematicamente a história é outra. Numa competição onde os primeiro classificado de cada um dos nove grupos tem acesso directo e os segundos classificados têm direito a uma vaga no playoff de acesso ao Mundial - nem todos uma vez que existem oito vagas e nove grupos -, Portugal irá enfrentar este último cenário, mau hábito a que se tem acostumado nos últimos anos. Apesar de ainda faltar uma jornada para concluir a fase de apuramento na zona europeia, e se não levarmos em consideração cenários a roçar o quase impossível, a Portugal (F) juntam-se, no playoff, Croácia (A), Suécia (C), Grécia (G), Ucrânia (H) e França (I) (letra dos grupos entre parêntesis). A dúvida que se coloca agora é a seguinte: quem poderá enfrentar Portugal?


No playoff haverá top seeds (cabeças-de-série) - as quatro equipas com melhor classificação no ranking UEFA nunca poderão jogar entre si. Resta saber quem pode jogar com quem, então. Comecemos pelos que já estão (praticamente) apurados.
- Portugal (F), mesmo perdendo com o Luxemburgo, terminaria a fase de qualificação com 986 pontos (implicaria uma descida no ranking), o que confere o estatuto de cabeça-de-série nº1.
- A Croácia (A), que necessitaria de uma conjugação de resultados muito improvável para não se apurar, no pior dos cenários, ficará com 901 pontos e, portanto, partirá como top seed à semelhança dos portugueses.
- A Suécia (C) tem lugar garantido no playoff como um dos melhores segundo classificados. A sua posição no ranking dependerá do resultado frente à Alemanha, em casa, no último jogo do grupo - vitória: 973pts, empate: 891pts, derrota: 850pts.
- Levando em consideração que a Bósnia-Herzegovina não vai facilitar no seu embate com a Lituânia, a Grécia (G) será mais uma das equipas a marcar presença no playoff. O último jogo ditará, quase de certeza, uma vitória (Liechtenstein, em casa), significando isso 983 pontos no ranking.
- A Ucrânia (H) necessitaria de um deslize da Inglaterra diante da Polónia, em casa, para garantir o apuramento directo. Se tal não acontecer, a Ucrânia, que não terá problemas em bater São Marino, marcará presença no playoff com 871 pontos.
- A França (I), que não deverá vacilar frente à Finlândia, irá marcar presença no playoff com 870 pontos (caso não vença não será cabeça-de-série).


Nos grupos B, D e E a situação é mais complicada. As Selecções dependem dos resultados dos seus adversários directos e de uma eventual combinação de resultados que permita a obtenção de uma vaga no playoff devido ao número de pontos necessários para ser segundo melhor classificado.
- Pela ordem que ocupam actualmente no seu grupo (B), Bulgária, Dinamarca e Arménia ainda podem ocupar uma das vagas. A Arménia está praticamente arredada uma vez que uma eventual vitória em Itália poderia não ser suficiente para garantir vaga; a Bulgária necessitaria obrigatoriamente de vencer a Rep. Checa (a Dinamarca, que ganha facilmente a Malta, acabaria em terceiro no grupo) e ficar dependente dos jogos do grupo E. Havendo necessidade de vitórias e atendendo aos cenários prováveis, a Bulgária ficaria com 613pts e a Dinamarca com 824pts.
- No grupo D, a Roménia parte como favorita à passagem no grupo devido aos embates da última jornada. A Turquia está obrigada a ganhar à Holanda, em casa (800pts), já que a Roménia deve bater a Estónia (767pts). Em qualquer dos casos este grupo terá o seu segundo classificado no playoff.
- A situação do grupo E está dependente dos jogos fora de portas. A Islândia terá sempre de obter um melhor resultado que a Eslovénia (nem sequer implica uma vitória) para garantir uma vaga no playoff. Se tal não acontecer a Eslovénia, a menos que ganhe, não tem qualificação garantida pois estará dependente do que acontecer no grupo B. Prevê-se a passagem da Islândia que nunca será cabeça-de-série em função do resultado obtido (a Eslovénia se vencesse e se apurasse ficaria com 891pts!).

Dada a situação actual desta fase de qualificação, o Adjunto1x2 acredita que Portugal marcará presença no playoff juntamente com Croácia, Suécia, Roménia, Islândia, Grécia, Ucrânia e França. Como tal, os possíveis adversários da Selecção Nacional serão a Islândia, a Roménia, a França ou a Suécia.
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário