NBA 2015/16: Candidatos e previsões individuais

Está de volta o melhor basket do Mundo! A noite de hoje marca o início da 70ª temporada da NBA, mais uma que deverá proporcionar emoções até ao último jogo. Os Golden State Warriors ficaram a sorrir no final da última época mas sabem que a revalidação do título constitui, por norma, uma tarefa ainda mais árdua. Entre retornos de jogadores-chave, mudanças de treinadores e rotações nos plantéis, é possível identificar aqueles que deverão ser os destaques da temporada que se avizinha.


Conferência Este: A rivalidade constante

Cleveland Cavaliers: O ano passado ficou marcado pela estreia de um novo treinador e por lesões cruciais na recta final, ainda assim, os Cavs ficaram muito perto de garantir o anel. Este ano, contando com um elenco praticamente idêntico, as espectativas continuam as mesmas (tudo o que não seja a Final da Conferência Este será uma desilusão). Com um LeBron ao nível de MVP e uma equipa já familiarizada com as exigências dos jogos a doer, a formação de Ohio será o alvo a abater numa Conferência onde os candidatos não apresentam argumentos tão fortes, exceptuando uma ou outra franchise. Principal obstáculo: LBJ já demonstrou por diversas vezes que está lá nos momentos decisivos, resta Irving e Love mostrarem também isso mesmo. Se o fizerem, os Cavs tornam-se num caso sério.

Chicago Bulls: Fim de uma Era. Os Bulls vão abandonar a postura defensiva característica de Tom Thibodeau e implementar uma estratégia mais ofensiva. Com um dos melhores bancos da NBA (talvez o melhor), e esperando, mais uma vez, que Rose (nível MVP outra vez?) não passe mais tempo "encostado" do que em jogo, Fred Hoiberg terá mão-de-obra mais do que suficiente para descobrir qual a sua melhor combinação para lutar pela vaga na Final. Principal obstáculo: já nem vale a pena referir que as lesões são uma parte indissociável do sucesso dos Bulls, mas este ano será bastante curioso de se ver como irá funcionar a defesa, não tanto pela falta de jogadores com qualidade, mas pelo novo modelo táctico. «Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos», como se costuma dizer.

A equipa a ter em conta são... os Orlando Magic: Depois de andar a lutar com os 76ers pelo pior registo no Este, este pode ser finalmente o ano que marca o regresso dos Magic aos playoffs. Não tendo um plantel tão experiente como os Raptors, Heat ou até os Hornets (têm tudo para fazer uma boa época), a juventude deste elenco poderá trazer resultados positivos a curto/médio-prazo.


Conferência Oeste: O campeão e a velha raposa

Golden State Warriors: Os campeões partem para a nova temporada com a confiança em alta e poucas mudanças (a saída de Lee, que nem era imprescindível para Steve Kerr, foi a mais significativa). Os Golden State sabem que têm um dos melhores backcourts da NBA e um plantel bastante equilibrado que deverá dar seguimento ao que se passou há um ano. Principal obstáculo: o modelo de jogo dos GSW já foi bem estudado e poderá voltar a não ser tão eficaz (por falar em eficácia, os "Splash Brothers" vão ser mais vigiados que nunca e isso reflectir-se-á no rendimento colectivo).

San Antonio Spurs: O futuro seleccionador dos EUA tem aqui uma grande oportunidade para provar que os anos pouco importam para o sucesso de uma equipa. Depois de ter sido eliminado em Los Angeles de forma dramática, Popovich viu chegar LaMarcus Aldridge e David West, dois elementos que são um claro upgrade no frontcourt dos texanos. Parker continua a mostrar que "ainda está lá para as curvas" e os Spurs vão certamente querer reentrar na grande luta pelo tão ambicionado anel. Principal obstáculo: O banco é muito inferior ao cinco inicial e terá de deixar uma boa réplica tanto nos jogos importantes, como no resto da época (os veteranos têm de estar frescos para os playoffs).

A equipa a ter em conta são... os LA Clippers: Muito se tem falado no regresso de Durant, algo que aumenta consideravelmente as hipóteses dos OKC, de mais um ano em grande de Harden e dos Rockets, mas o poderio colectivo dos LA Clippers tem passado um pouco ao lado. Após conseguir manter DeAndre Jordan e contratar o velho conhecido Paul Pierce, Doc Rivers tem aqui uma excelente oportunidade para alcançar a Final da Conferência Oeste. A fasquia está bem acima do habitual mas há qualidade mais que suficiente para a ultrapassar. Será desta?


Previsões individuais

MVP: Russell Westbrook. Se os OKC quiserem ter boas chances de figurar nos playoffs vão ter que andar à boleia do que a dupla Westbrook-Durant fizer na temporada regular, sinónimo, portanto, de números elevados. Tratando-se do regresso de Durant, que poderá evidenciar alguma ferrugem, e pelo que Westbrook jogou na segunda metade da última época, a escolha recai sobre o PG.
6thMOY: Dennis Schroder. Deixou boas indicações no ano passado e Mike Budenholzer sabe da sua importância a partir do banco. Será uma das referências dos Atlanta Hawks quando a segunda linha estiver em jogo.
ROY: Karl-Anthnoy Towns. Ser titular é crucial para a entrega deste prémio e o jovem dos Minnesota Timberwolves é capaz de pontuar e conseguir ressaltos de forma consistente. Terá a ajuda de Garnett, um bónus adicional, e, por outro lado, a concorrência de Emmanuel Mudiay, Jahlil Okafor e D'Angelo Russell.
DPOY: Anthony Davis. Prevê-se mais um ano com números fantásticos e muitas vezes isso ajuda na eleição deste prémio, para o qual ele já é um candidato sério devido à sua presença perto do cesto.
MIP: Elfrid Payton. Não mereceu muito reconhecimento no seu ano de rookie mas, a confirmar-se a previsão relativa aos Orlando Magic e se aumentar a sua agressividade e confiança, o PG pode arrecadar este prémio.
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário