Eles só precisavam de uma oportunidade!

Quando Julen Lopetegui decidiu incluir Rúben Neves no grupo principal que fez a pré-época do FC Porto no ano passado - convém recordar que foi ano de Campeonato do Mundo -, nem por um segundo alguém pensou que o mesmo integraria o plantel principal dos dragões. Desde a sua estreia profissional, inesquecível pelo golo apontado, até ao presente, o jovem de 18 anos tem merecido cada vez mais a confiança do seu treinador e tem correspondido sempre que é chamado a intervir. Titular em jogos importantes do campeonato e da Liga dos Campeões, despertou a atenção de meia Europa no jogo diante do Chelsea, apenas mais um, pela forma simples com que trata a bola e inteligência táctica que o distingue dos restantes jogadores da sua idade. O mais recente feito: tornar-se no capitão mais jovem de sempre na prova milionária, algo que não só se tornou possível devido à lesão de Maicon, como também pela confiança do seu treinador. Apesar da concorrência na sua posição, o próprio Fernando Santos, Seleccionador Nacional, já admitiu que Rúben Neves faz parte da lista de jogadores que pode integrar a lista final dos convocados do Euro'2016.

Um ano depois do jovem do FC Porto, o futebol português é novamente brindado com um futebolista que não acusou a tenra idade quando teve oportunidades para demonstrar o seu valor e passou de 3ª para 1ª opção. Nélson Semedo, que tinha uma pressão acrescida face à saída de Maxi Pereira, foi o escolhido para os primeiros jogos oficiais da equipa e só abandonou recentemente o seu lugar face a uma lesão contraída durante o seu primeiro jogo ao serviço da Selecção Nacional. Depois de alguns anos a amadurecer na equipa B, o jovem de 21 anos tornou-se no mais recente lateral lançado por Rui Vitória na Liga Portuguesa (Baiano, Adama Traoré e Bruno Gaspar encabeçam a lista) e já despertou a cobiça de vários clubes europeus de renome.

Por outro lado, Gonçalo Guedes já tinha entrado no plantel principal com o rótulo de "miúdo maravilha" - Jorge Jesus até já o tinha chamado à acção em jogos da Taça da Liga na época anterior. Mas essas designações de nada valem se dentro de campo o jogador não corresponder. Após um período de indecisão quanto ao substituto do lesionado Salvio, o extremo de 18 anos parece ter finalmente agarrado o lugar e tem deixado excelentes indicações. A sua maturidade acima da média já lhe valeu um golo histórico em Madrid (jogador português mais jovem de sempre a marcar na Liga dos Campeões) e uma hipotética chamada à Selecção poderá não demorar tanto tempo.

Rúben Neves, Nélson Semedo e Gonçalo Guedes são apenas três exemplos entre muitos outros. A formação dos três grandes tem apresentado resultados positivos nos últimos anos, mas de nada servirá isso se depois não houver oportunidades para quem exibe um potencial para vingar no escalão máximo. Entretanto, mais duas vitórias para os Sub-21, aumentando assim para 23 a série de jogos oficiais sem conhecer o sabor da derrota. Rui Jorge continua a dar seguimento ao excelente trabalho que tem realizado e saber que uma Selecção jovem vai conseguindo dar cartas em vésperas de um ano olímpico é sempre agradável. E mais uma vez fica provado que quando existe confiança do lado técnico o talento vem ao de cima. E Portugal tem muito talento neste desporto.
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário