Tempo de fixar novas metas

Objectivo cumprido. Depois do desaire em Aveiro frente à Albânia (0-1), que motivou o despedimento de Paulo Bento e a chegada de Fernando Santos, Portugal conquistou sete vitórias em outros tantos jogos e assegurou o primeiro lugar do seu grupo, e consequente qualificação directa para o Euro'2016.

Olhando para trás, fica a sensação que o futebol praticado ainda está aquém do exigido. Nem mesmo os resultados nesta fase de grupos conseguem enganar: Portugal venceu todos os jogos sob o comando de Fernando Santos... mas sempre pela margem mínima. Um espelho, portanto, das dificuldades ofensivas que a Selecção foi demonstrando, atenuada, felizmente, pela eficácia e pelo pragmatismo característicos das equipas do actual técnico luso. Ainda assim, é injusto retirar mérito a Fernando Santos. A forma como uniu o balneário após o primeiro desaire e como foi dando oportunidades, ou incluindo em convocatórias, àqueles que mais mereciam resultou numa fase de qualificação em que, finalmente, não foi preciso voltar ao básico e andar de calculadora na mão.

É altura de pensar no futuro. No próximo objectivo. Até ao início da fase final do Euro'2016 muito acontecerá. Alguns jogadores poderão destacar-se até ao final da temporada e espera-se que não haja condicionamentos físicos. Mas dificilmente se verificará uma revolução no lote de 23 que rumarão a França face àquelas que têm sido as últimas convocatórias. A maior dúvida, neste momento, talvez se prenda com o meio-campo. Para segundo plano ficam os Jogos Olímpicos - Rui Jorge deve apostar no núcleo duro que foi recentemente vice-campeão europeu, o que faz com que Raphäel Guerreiro, William Carvalho, João Mário ou até Bernardo Silva possam ser equacionados para a comitiva que rumará ao Brasil. Mas mais importante que pensar em individualidades, nesta altura o foco deve incidir sobre uma boa preparação táctica que permita à Selecção bater-se com os melhores (os jogos com a França mostraram que ainda há um longo caminho a percorrer) e corrigir as nuances evidenciadas até ao momento. Temos tempo.
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário