Taça das Confederações: balanço geral

Brasil campeão invicto, Espanha a não conseguir espelhar nesta prova (pela segunda vez consecutiva) a sua hegemonia mundial, Neymar eleito o melhor jogador da Taça das Confederações. São estes os aspectos mais importantes da prova que teve lugar no Brasil em Junho deste ano e que culminou com a conquista do troféu por parte da selecção da casa. Uma semana depois é altura de recordar os principais destaques.
 
 
Selecção em destaque: O Brasil de Scolari conquistou cinco vitórias em outros tantos jogos e marcou posição para o Campeonato do Mundo do próximo ano, também disputado no país. Muitos foram os que colocaram interrogações quanto à capacidade de Scolari orientar a selecção canarinha e de conseguir uma conquista tão prematuramente (os jogadores que agora tem a seu dispor são completamente diferentes daqueles que treinou quando se sagrou campeão mundial pela última vez). Scolari provou que o grupo canarinho tem potencial para ser um dos sérios candidatos à conquista do Mundial de 2014, apesar de ainda ter de melhorar certos aspectos.
 
Jogadores em destaque: Para quem duvidava da capacidade de Neymar, esta Taça das Confederações foi um belo aperitivo para o que o jovem brasileiro poderá vir a fazer no Barcelona. Espalhou magia, mostrou que é ágil, tecnicista e pode decidir um jogo a qualquer instante. A inteligência de Iniesta, a dupla Cavani-Suaréz e a consistência táctica dos jogadores italianos também merecem uma nota de destaque.
 
Aspecto em destaque: Podia ser a goleada espanhola diante do Taiti ou a grande partida que opôs Japão e Itália, mas penso que será mais justo destacar a forma como Itália e Brasil anularam o tiki-taka espanhol. Saber marcar os jogadores certos, posicionar-se bem no terreno e pressionar de forma agressiva impedindo linhas de passe foram as chaves usadas por ambas as selecções. Uma passou, outra não. A que passou venceu por 3-0 e sagrou-se campeã.
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário