TOP10 das transferências em 2012/13: dinheiro gasto implicou retorno desportivo?

Fonte: transfermarkt
O mercado de transferências desta época já está a conhecer movimentações sonantes (os clubes não querem ficar para trás e perder a corrida a um determinado jogador, por isso contratam mais cedo). A "novela Neymar" chegou ao fim, a dupla James/Moutinho envolveu valores exorbitantes, o Benfica - determinado em reforçar a aposta em jogadores sérvios - já apresentou várias caras novas (entre outros exemplos).

Num ligeiro balanço daquilo que foi o mercado de transferências em 2012/13, tive a ideia de analisar as 10 transferências que envolveram maior investimento financeiro e identificar as que mais justificaram a verba paga. Numa primeira linha de análise, temos que dois clubes portugueses - Benfica e Porto - figuram no lote dos que mais receberam por uma única transferência (a de Hulk foi inclusive a que envolveu os valores mais elevados) e que, em contrapartida, os clubes russos e ingleses foram os que mais dinheiro esbanjaram. Curiosamente, dos jogadores envolvidos nestas dez transferências, metade é de nacionalidade brasileira e a outra metade europeia. Em termos de posição ocupada no terreno, existe um predomínio de médios, algo que contraria a tendência recente (os avançados costumam dominar esta lista).

Nem sempre o montante gasto reflecte a qualidade ou o potencial do jogador. E o retorno desportivo muitas vezes não é aquele que se estava à espera. Nesse sentido, levando em consideração o peso e importância que cada um teve no seu respectivo clube e as conquistas que lograram, apenas três ou quatro jogadores tiveram um rendimento que não ficou aquém do esperado.

Thiago Silva - Foi um dos elementos mais influentes da equipa do PSG e um dos defesas mais regulares da época. Alia capacidade de desarme a um excelente jogo aéreo e foi um dos motores da formação parisiense na conquista da Ligue 1 e na excelente campanha na Champions.

Eden Hazard - Destacou-se no Chelsea como a grande contratação do Verão (Óscar apenas deu sinal por algumas vezes, de uma forma muito mais irregular). Dotado de uma capacidade técnica incrível, foi preponderante na classificação final da sua equipa na Premier League (9 golos e 14 assistências, bem como exibições muito interessantes).

Javi Martinez - Acrescenta qualidade ao meio-campo defensivo de qualquer equipa. Não foi um titular indiscutível (face a excelência de opções no plantel do Bayern não é de admirar) mas foi certamente imprescindível na conquista dos títulos do conjunto alemão. Para a retina ficam os jogos da eliminatória face ao Barcelona (anulou por completo a forma de jogar dos catalães).

Robin van Persie - Talvez a melhor contratação da época em termos de dinheiro gasto / retorno desportivo. Chegou e venceu. Melhor marcador da Premier League (26 golos), campeão na sua primeira temporada enquanto red devil e um dos mais regulares da equipa e da liga.
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário