Sulejmani: pé esquerdo de excelência técnica

Em Fevereiro tinha sido anunciada a contratação, agora foi oficializada. Miralem Sulejmani é um médio sérvio de 24 anos que alia capacidade técnica (o pé esquerdo é de longe a arma mais forte), a velocidade e polivalência (aspecto que JJ tanto gosta). Formado no Partizan, fez grande parte da sua carreira na Holanda - Heerenveen e Ajax -, destacando-se neste último clube onde foi campeão por três vezes consecutivas.
 
 
De facto, o pé esquerdo de Miralem Sulejmani é a sua grande arma. Desde que JJ se tornou no timoneiro das águias, só houve dois médios - três, se não levarmos em consideração a adaptação de Fábio Coentrão a lateral - que chamaram a atenção das por terem um pé esquerdo invejável: di María e Gaitán. Relativamente a "Angelito", o sérvio perde em termos de cruzamentos e capacidade de cavalgar terreno colado à linha lateral, mas é uma mais-valia a nível físico (não tanto em altura ou velocidade, mas quanto ao modo como pressiona os adversários e se antecipa nos lances que disputa) e de movimentação. Quanto a Gaitán, as diferenças talvez sejam mais reduzidas: excelente visão de jogo, pé esquerdo fantástico a nível de drible e passe, inteligência táctica e uma certa tendência para a exploração de espaços interiores. Enquanto que o argentino é um jogador rotinado ao espaço central (tem características de um n.º10), Sulejamni está mais habituado a jogar pelos flancos e a partir daí fazer estragos. Não obstante, os três jogadores mencionados são verdadeiros tecnicistas (acima da média) e desequilibradores natos.
 
 
 
 
Em que medida Sulejmani pode ser uma boa contratação para o Benfica? Além de oferecer maior poder ofensivo à frente de ataque encarnada, o sérvio tem a capacidade de acrescentar maior pressão nas alas (Ramires, na altura em que foi adaptado a médio ala, era exímio nesse aspecto). Além disso, a formação encarnada está habituada a um futebol ofensivo e muito movimentado, o que favorece as características de Sulejmani (jogadores mais móveis e com boa capacidade de desmarcação, como Lima ou Rodrigo, irão beneficiar da forma de jogar do sérvio). A qualidade do médio é também um factor de peso para que o desgaste colectivo seja minimizado e para garantir a capacidade da equipa lisboeta chegar longe nas diferentes competições em que está inserida (exceptuando a última temporada, a formação de JJ tem sido acusada de desgaste físico na recta final da época).
 
Tendo em conta a relação qualidade/preço e a capacidade de Sulejmani acrescentar algo de novo à equipa, diria que o sérvio proveniente do Ajax foi uma excelente aquisição. A chegada de Sulejmani põe em causa a continuidade de Gaitán (muitas vezes associado aos grandes clubes europeus)? O futuro de Nolito (esteve emprestado ao Granada) deixará de passar pelo clube encarnado?
 
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário