Primeira volta do campeonato português: Destaques e desilusões (parte IV)

Altura de fazer um breve balanço da primeira metade da Liga Zon-Sagres. O Benfica encontra-se neste momento em primeiro lugar mas um pequeno deslize dos encarnados poderá ser suficiente para Sporting ou FC Porto voltarem à liderança do campeonato. Por outro lado, Paços de Ferreira e Olhanense (em igualdade pontual com o Belenenses) terminaram a primeira volta  nos últimos lugares, embora houvesse uma diferença de apenas 6 pontos entre o 15º e o 8º classificado.

Analisada a primeira volta dos três grandes, será demasiado redundante dizer que o Sporting é a equipa que mais evoluiu desde a temporada passada e que tem sido uma das surpresas pela positiva. Além dos leões destaca-se o Estoril, conjunto que disputou a Liga Europa mas que conseguiu manter um lugar entre os quatro primeiros classificados (só esteve fora do top4 em quatro jornadas). Feito impressionante dado que o clube teve de contornar as saídas de Jefferson, Carlos Eduardo, Licá, Steven Vitória e, mais recentemente, Luís Leal, todos eles habituais titulares. Pela negativa destacam-se três clubes. O Paços de Ferreira é o caso mais flagrante. Costinha não conseguiu tomar conta do legado deixado pelo seu antecessor (a saída de alguns jogadores não ajudou, mas os castores deviam estar a lutar por um lugar a meio da tabela) abandonando a equipa a meio da primeira volta e o seu sucessor Henrique Calisto ainda não colocou a equipa a respirar de forma mais aliviada. O Sp. Braga é a outra equipa que se encontra numa posição que não corresponde ao verdadeiro valor da equipa. No caso da formação bracarense os resultados têm sido manifestamente piores que as exibições e os reforços de Inverno poderão ser importantes para que os minhotos recuperem a desvantagem pontual (não estão assim tão longe dos lugares europeus apesar de ocuparem o 7º lugar). Ainda assim, fica a ideia de que um início diferente poderia ser um tónico para os jogadores ambicionarem mais que um lugar na Liga Europa (a qualidade do plantel exige a luta por um lugar no top3).

NOTA: As exibições irregulares de Benfica e FC Porto só não merecem maior destaque pela negativa por não estarem a ser comprometedoras. Na primeira volta do campeonato houve ainda duas meias-surpresas, uma pela positiva, outra pela negativa: Gil Vicente (prometia ser a revelação da Liga mas "caiu na realidade") e Marítimo (a defesa não tem sido "amiga" de Pedro Martins).

SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário