Os cinco avançados mais promissores da actualidade

Na imagem: 90 golos e 26 assistências
Não são propriamente desconhecidos para quem acompanha as principais ligas europeias com regularidade, mas merecem uma atenção especial pela sua idade (sub-23) e pelo que têm feito na presente época. Atendendo aos números das respectivas ligas e aos da Liga Europa (fase de qualificação incluída), e tendo por base os dados do WhoScored.com, eis os cinco avançados do momento.

Harry Kane (Tottenham): 20 golos, 3 assistências (29 jogos). Começou a ganhar o seu espaço na época passada e é, neste momento, titular absoluto no ataque do Tottenham. É o melhor marcador inglês da Premier League (13 golos), a par de Charlie Austin (QPR), e medalha de bronze se tivermos em conta todas as nacionalidades. Aos 21 anos, parece estar de volta um goleador com uma envergadura acima da média (precisa, ainda assim, de melhorar o jogo aéreo) como há muito não se via entre as possíveis opções para a Selecção Inglesa.

Luciano Vietto (Villarreal): 15 golos, 6 assistências (30 jogos). Naquela que é a sua época de estreia no futebol europeu, vindo do Racing Club, o irreverente avançado argentino disputou cerca de um terço dos jogos na condição de suplente utilizado, mas cedo se afirmou entre os titulares do "Submarino Amarelo". Apesar de cumprir melhor a tarefa de segundo avançado, pode jogar sozinho na frente tal é a sua inteligência e capacidade de encontrar espaço para finalizar.

Alexandre Lacazette (Lyon): 22 golos, 5 assistências (26 jogos). O único avançado aqui destacado com 23 anos, mas que está a viver o seu momento de afirmação e a ser decisivo para o 1º lugar da sua equipa na Ligue 1. Outrora conhecido por ter ajudado o Benfica a manter-se na rota europeia, o jogador do Lyon é actualmente o 3º melhor marcador (21 golos) das principais ligas europeias, apenas atrás de Cristiano Ronaldo (28) e de Messi (25), não sendo, por isso, de espantar o interesse dos grandes emblemas europeus.

Paulo Dybala (Palermo): 11 golos, 7 assistências (22 jogos). De todos os jogadores referenciados neste artigo é aquele com menos golos, certo, mas em bom da verdade também é o que tem menos jogos disputados, sobretudo pelo facto de ser o único que ainda não participou em nenhuma das duas grandes competições europeias de clubes. De acordo com a imprensa estrangeira, já esteve na mira dos grandes clubes portugueses e promete agitar o mercado de transferências em breve (será difícil o Palermo segurar o jogador por muito mais tempo), caso continue a fazer uso da sua técnica e agilidade.

Memphis Depay (PSV): 21 golos, 5 assistências (28 jogos). Não é justo englobá-lo nesta categoria de "avançados" quando estamos perante um extremo (acima da média, por sinal). Mas olhando para os números, não fica nada a dever aos quatro jogadores acima mencionados. A jovem promessa nascida em 1994, que mereceu atenção especial durante o Mundial'2014, tem sido o melhor jogador da Eredivisie e esta deverá ser a sua última temporada com as cores do PSV, dado o assédio dos principais emblemas europeus (o próprio treinador já admitiu esse cenário).
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário