Despedimento inevitável

Técnico falhou os objectivos traçados
Só espanta a Direcção ter prolongado a agonia. Paulo Sérgio rescindiu o seu contrato com a Académica, por mútuo acordo, segundo se pode ler num comunicado publicado pelo clube, ontem, no seu site oficial, na sequência do empate, em casa, com o Boavista (0-0), que consequentemente atirou o clube para os lugares de descida.

Apesar de um empate prometedor diante do Sporting (1-1) na jornada inaugural do campeonato, Paulo Sérgio acumulou desilusões e recordes negativos na sua passagem por Coimbra, tendo deixado a Académica numa situação bastante delicada. Logo na 3ª ronda da Taça de Portugal, a primeira que engloba as formações do escalão principal, os estudantes sucumbiram perante o Santa Maria (0-1), equipa do Campeonato Nacional de Seniores, num jogo em que o técnico nem se pode queixar da ausência dos habituais titulares. Até então, a Académica havia conquistado em Arouca a sua única vitória (1-0) no campeonato, o mesmo que dizer que, para a mesma competição, o Estádio Cidade de Coimbra já não regista uma vitória caseira desde 30 de Março de 2014 [Académica 2-1 Olhanense], naquela que é a pior série de sempre da história do clube - 13 jogos consecutivos sem ganhar em casa. Aliás, dos seis principais campeonatos europeus, a Académica é a única equipa que ainda não venceu no seu estádio e, curiosamente, a que mais empata (tanto em casa, como fora). No total são 12 empates - tantos quanto Sunderland e Empoli, embora a percentagem da Briosa (57,1%) seja a maior em virtude do menor número de partidas disputadas -, sendo que 9 foram registados em Coimbra (um recorde na presente época), cidade onde apenas foi derrotada por Benfica (0-2) e FC Porto (0-3).
5 dos 12 empates verificaram-se ante os "aflitos"

Havendo apenas uma vitória em 21 jogos, não é, pois, de espantar a posição actualmente ocupada pela Briosa: 17º lugar, com mais dois pontos que o Penafiel, último classificado, e a um do Arouca (16º). Frente às equipas que lutam para não descer, o registo também não foi o mais animador - apesar da vitória em Arouca (1-0), a Académica não foi além do empate caseiro diante três dos cinco "aflitos" e fez um total de 8 pontos em sete partidas.

Outra imagem que pautou a passagem de Paulo Sérgio por Coimbra foi a sua dificuldade em encontrar um onze base e um sistema táctico capaz de evidenciar um fluxo de ideias em campo, condizente com a qualidade da equipa. A Taça da Liga é, porventura, a única competição na qual não se poderá apontar o dedo ao treinador.

SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário