Os "11's do ano" para os principais jornais desportivos europeus

Chegados ao término do ano, a Marca, o L'Equipe e a Gazzetta dello Sport - assim ordenados na imagem ao lado - resolveram divulgar aquele que no seu entender é o "Melhor 11 de 2013". Não deixa de ser interessante verificar que apenas três jogadores estão presentes no 11 de cada publicação: Lahm, Ribéry e Ronaldo.

No caso da Marca nota-se uma tendência por jogadores espanhóis (em Espanha, mais do que em qualquer outro país, não é de estranhar), com Valdés, Xabi Alonso e Iniesta "a titularidade". O 11 do jornal espanhol apenas tem jogadores de quatro equipas europeias (Barcelona, R. Madrid, Bayern e PSG), divididas em três campeonatos europeus (Espanha, Alemanha e França). À semelhança desta publicação, também o L'Equipe não apresenta qualquer atleta dos vice-campeões europeus B. Dortmund, mas privilegia o campeonato inglês e italiano (três jogadores). Curiosamente, Jordi Alba aparece como lateral esquerdo (seria de prever que isso acontecesse com o jornal espanhol), num 11 em que o Bayern é a equipa mais representada. A Gazzetta dello Sport prefere dar relevância a Bayern (equipa mais representada, com cinco atletas) e B. Dortmund, finalistas da última edição da Liga dos Campeões, se bem que Hazard também não foi esquecido (relembre-se que o Chelsea venceu a Liga Europa). O grande destaque é mesmo a ausência de Messi (Lewandowski suplantou ainda Ibrahimovic).

Xabi Alonso, Iniesta e Özil parecem ser "erros de casting" face a outros jogadores que se destacaram em 2013 (em sentido inverso, Hazard, Subotic e Lewandowski justificaram estar nos 11's mesmo que não gerem uma opinião consensual). Messi, apesar de ser um dos dois melhores jogadores do Mundo, não brilhou este ano. Qual o 11 que poderá estar mais próximo do que a FIFA vai anunciar em Janeiro de 2014? (anteriormente publicado, este é o "11 do Adjunto1x2")

SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário