Portugal e o sorteio do Mundial2014: cenários favoráveis e a evitar

Conhecida a disposição dos potes do sorteio, cada um começa a fazer contas àquilo que a sorte poderá ditar para Portugal. Quais as selecções a evitar? Quais aquelas que são teoricamente acessíveis? Uma coisa é certa: um dos cenários a evitar é ser a selecção sorteada logo no início, correndo o risco de apanhar dois fortes candidatos ao título. Por outro lado, mesmo continuando no pote 4, convém não calhar no mesmo grupo que a outra selecção europeia que iniciou o sorteio no mesmo pote. Mas analisemos, por partes, os melhores e piores cenários para Portugal.
(Nota prévia: Portugal tem tendência a facilitar quando está inserido em grupos mais acessíveis. Mas também é verdade que um caminho complicado para a Selecção não é sinónimo de bons resultados)

Melhores cenários: PORTUGAL, Suíça, Argélia, Honduras / PORTUGAL, Colômbia, Irão, Bósnia-Herzegovina
O melhor cenário mesmo é ser sorteado a partir do pote 4 e ficar no mesmo grupo que a Suíça (Colômbia e Bélgica são as alternativas mas o nível competitivo já cresce significativamente, mas por outro lado, ao calhar a selecção helvética, estariam desde logo juntas num só grupo duas equipas europeias). No pote 2, a Argélia é indiscutivelmente o oponente mais acessível (Camarões e Chile estão num patamar ligeiramente superior) e no pote 3 qualquer adversário à excepção do México não representa uma ameaça séria (Irão e Honduras são os mais fracos do pote com menor qualidade colectiva). Se Portugal tiver que defrontar uma selecção do pote 4, Bósnia-Herzegovina e Grécia são, à partida, os opositores mais favoráveis.

Piores cenários: PORTUGAL, Brasil, Itália e Japão / PORTUGAL, Alemanha, Gana e México
Pondo de parte a possibilidade de ser a selecção europeia "repescada" para integrar a vaga no pote 2, estar no pote 4 também não é sinónimo de tarefa fácil. Havendo o risco de calhar no mesmo grupo que a "nona selecção europeia", serão postos dois cenários de cima da mesa. Caso Portugal defronte essa mesma "equipa repescada" - Inglaterra, França e Itália devem ser evitadas, Holanda e até mesmo Rússia idem -, estariam assim garantidas duas selecções europeias num só grupo, pelo que Brasil e Argentina seriam os cabeças-de-série mais temíveis e Japão (na impossibilidade de México calhar no mesmo grupo por questões geográficas) a equipa a abater vinda do pote 3. Evitando a "equipa repescada", Espanha e Alemanha (curiosamente, Paulo Bento consegue dar-se melhor com os espanhóis) são, de longe, os cabeças-de-série mais fortes, Gana (seguida de perto pela Costa do Marfim e Nigéria) a que maior perigo apresenta no pote 2 e México a equipa a evitar no pote 3.

SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário