Bis de Lima solidifica liderança do Benfica

FC Porto 0-2 Benfica
(Lima 36' e 56')


Jornada fantástica para o Benfica. Além de terem vencido no Dragão (onde já não ganhavam há nove anos e onde nunca Jorge Jesus havia ganho para o campeonato), ainda viram Sporting e Vit. Guimarães perder pontos. Os encarnados alargaram para seis pontos a sua liderança graças a um bis de Lima, que mereceu a confiança do seu treinador apesar das exibições menos conseguidas. Quanto ao clássico, o FC Porto tentou explorar, no início do jogo, a velocidade de Tello e as bolas nas costas da defensiva encarnada (Herrera e Jackson tiveram o golo nos pés), mas foram perdendo algum gás, algo que o Benfica aproveitou aos 36', na sequência de um lançamento lateral. O FC Porto perdeu fulgor ofensivo e esbarrou na muralha táctica dos encarnados, que aos 56' fizeram o segundo golo. Lopetegui ainda tentou mexer com a partida (Quaresma podia ter feito a diferença a partir do banco) mas a capacidade de entrega defensiva do Benfica, aliada a alguma sorte (duas bolas no ferro), ditaram a primeira derrota dos azuis e brancos no campeonato. 

FC Porto: Entrou melhor, teve mais posse de bola que o adversário, mas ter mais bola e atacar mais não é sinónimo de o fazer com qualidade. Lopetegui foi inteligente ao explorar o espaço nas costas do adversário no início, mas voltou a mostrar muitas limitações tácticas (a equipa sofre muito nas transições defensivas e não tem muita clarividência a atacar). Quanto a individualidades, Martins Indi foi o único a destacar-se no sector defensivo, Brahimi e Óliver espalharam técnica, sobretudo na primeira parte, (embora o argelino tenha caído imenso de rendimento no segundo tempo) e Quaresma, que começou no banco, foi dos poucos a desequilibrar constantemente (Jackson esteve muito desinspirado e Tello desapareceu ainda antes dos 45'). 

Benfica: Algumas dificuldades logo no início da partida mas a partir dos 30' a equipa começou-se a soltar e a chegar cada vez mais longe no terreno de jogo. A eficácia encarnada também ajudou, mas o ponto alto da partida foi a forma como a equipa inteligentemente fechou espaços e controlou o ímpeto ofensivo do adversário. Samaris e Enzo fizeram um trabalho incansável no meio-campo (Talisca ajudou), a dupla Luisão e Jardel esteve segura, Lima voltou aos golos e Jorge Jesus fez um bom trabalho a partir do banco (depois do calvário que um jogo contra o FC Porto simbolizava para o técnico, certo é que o Benfica tem respondido muito bem nos últimos confrontos).
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário