NBA 2014/15: Prémios Individuais

É já daqui a uns minutos que tem início mais uma temporada do melhor basket do Mundo. Os San Antonio Spurs vão tentar repetir a façanha da época anterior mas a tarefa não será nada fácil. Num Oeste sempre muito renhido, a turma de Gregg Popovich sabe ainda que os rivais da outra Conferência estão bastante distintos relativamente àquilo que eram há um ano atrás. O regresso de LeBron James a Cleveland, o retorno (em definitivo?) de Derrick Rose aos grandes palcos, o peso de cima dos ombros de Kobe Bryant face à ausência forçada de Steve Nash, o hype em torno de «uma das melhores fornadas do draft dos últimos anos» - tudo isto perspectiva mais uma temporada em grande da NBA.

 
MVP da fase regular: Durant. Todas estas previsões são sempre um tiro no escuro e esta está longe de ser uma excepção. Com LeBron de volta a Cleveland, um Rose a 100%, um Stephen Curry a continuar-se a assumir nos Warriors, ou um Carmelo Anthony obrigado a carregar os New York Knicks aos ombros - já para não falar de outras estrelas, como Blake Griffin, Chris Paul (novamente o líder de assistências?), Kames Harden ou Kobe Bryant -, será interessante de se ver quem será o grande destaque na fase regular. Pela forma como os OKC estão órfãos de uma máquina de pontos, uma super-estrela capaz de carregar a equipa e catapultá-la para um bom registo no Oeste, Durant emerge como n.º1 contender pessoal ao prémio de MVP... e de jogador com mais pontos.
 
Rookie do ano: Jabari Parker. Desde cedo houve muito hype em torno de Parker e de Andrew Wiggins, 1.ª escolha do draft. Face às realidades de Milwaukee Bucks e Minnesota Timberwolves, a opção recai sobre o primeiro. Ainda assim, estes não são os únicos nomes a ter em conta. Julius Randle (LA Lakers), Marcus Smart (Boston Celtics), Elfrid Payton (Orlando Magic) e o previamente lesionado Nerlens Noel (Philadelphia 76ers) prometem dar que falar.
 
Treinador do ano: Gregg Popovich. David Blatt e Tom Thibodeau vão preparar as respectivas equipas para os playoffs, entrosando os diferentes jogadores, a probabilidade de haver uma equipa capaz de surpreender como os Phoenix Suns fizeram há um ano não parece ser tão elevada e partindo do princípio que os San Antonio Spurs se vão manter fiéis ao que têm feito nos últimos anos (a base da equipa é a mesma) e revalidar o estatuto de cabeça-de-série no Oeste, Popovich é o grande candidato à renovação do título.  

6th Man: Taj Gibson. Já começa a ser habitual ver o nome do PF/C dos Chicago Bulls entre os grandes candidatos a esta distinção e este pode ser o seu ano. Tem melhorado os diferentes aspectos do seu jogo e deverá assumir um papel mais preponderante a curto/médio prazo. O "eterno candidato" Jamal Crawford (LA Clippers), o até agora nunca oficialmente suplente Andre Iguodala (GS Warriors) e o irrequieto Isaiah Thomas (Phoenix Suns) também poderão fazer a diferença a partir do banco.
 
Most Improved Player (MIP): Andre Drummond. A categoria mais difícil de todas. Parece absurdo escolher um jogador que segundo as previsões nem aos playoffs deve chegar mas a sua margem de progressão é fantástica. Se este ano já conseguir demonstrar que é um monstro nas tabelas e se a isso acrescentar alguns números interessantes (alguns double-doubles, talvez) poderá consolidar ainda mais o seu nome na NBA.

Defensive Player (DPOY): DeAndre Jordan. É muito mais que os seus afundanços e já o mostrou na época passada. Este pode ser o seu ano de afirmação, e com Doc Rivers e Blake Griffin do seu lado tem todas as condições para se destacar neste capítulo. Anthony Davis (New Orleans Pelicans) será, à partida, o cabeça de cartaz nesta distinção.
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário