A luta pela Bola de Ouro (quase) voltou à estaca zero

Foi uma decisão que apanhou muitos de surpresa, inclusive o próprio Maradona. Messi foi considerado Melhor Jogador do Mundial'2014, superando elementos como James Rodríguez, Robben ou Müller, principais favoritos ao prémio. "Ronaldo desiludiu, Messi sobressaiu e ainda foi o 'MVP' do torneio" e a luta pela Bola de Ouro, que vai ganhando contornos mais espessos agora que o Mundial chegou ao fim, continua sem um favorito indicutível (a má prestação de Portugal prejudicou Ronaldo).

(Quase) Tudo correu de feição a Messi neste Mundial: foi ele quem decidiu as partidas da fase de grupos, a Argentina juntou ao pleno de vitórias na fase de grupos uma presença na final, Cristiano Ronaldo foi um dos craques mais apagados da competição (nem ultrapassou a fase de grupos) e o prémio individual supracitado ajudou o 10 argentino a ganhar uma dimensão mediática ainda maior. Aliás, devido à projecção mundial que a competição tem, Messi ganhou um claro ascendente sobre vários rivais (incluindo Ronaldo) na corrida à Bola de Ouro. É certo que não conquistou nenhum título colectivo nem bateu recordes estratosféricos em 2014, mas é impossível ignorar o peso de uma final de um Campeonato do Mundo, sobretudo se não nos esquecermos que os votos da Bola de Ouro se cingem a jogadores/capitães, seleccionadores e jornalistas.

Entramos numa fase decisiva. As memórias recentes tendem a acumular-se numa camada mais superficial, os títulos deixaram de ter um peso tão significativo e as performances individuais, às quais se alia o momento de forma das equipas, saltam à vista. Para já Ronaldo leva uma Liga dos Campeões e uma Taça do Rei de vantagem (poderá ainda juntar a Supertaça Europeia e Espanhola ao currículo) - Messi tem mais dois golos e duas assistências que o português em 2014 - mas isso pode nem chegar para revalidar o título individual (Ribéry que o diga...).

SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário