Época 2013/14 em revista: La Liga

Campeão: At. Madrid

Liga dos Campeões: Barcelona, Real Madrid, Athletic Bilbao*
Liga Europa: Sevilla, Villarreal*, Real Sociedad*
*Equipas sujeitas a playoff de acesso às respectivas competições

Desceram: Betis, Valladolid, Osasuna
Subiram: Eibar, Deportivo da Corunha, Cordoba


Autêntica luta a três pelo título. Porém, no fim foi o At. Madrid a sorrir e a alcançar um feito gigante. Os colchoneros derrubaram a hegemonia dos seus rivais mais directos e juntaram a uma época recheada de futebol intenso, eficaz e apaixonante o 1.º lugar na Liga Espanhola. A solidez defensiva, o meio-campo pressionante (Tiago esteve em grande plano), um Diego Costa "matador" e um líder fora das quatro linhas de nome Diego Simeone formaram a identidade do novo campeão espanhol. Após uma época pautada pelo equilíbrio - se bem que houve vários deslizes na recta final -, o At. Madrid deslocou-se ao terreno do Barcelona na última jornada (os culés necessitavam obrigatoriamente de uma vitória para "roubar" o título ao conjunto de Simeone) e segurou o empate (1-1). Já o Real Madrid, que terminou em 3.º em igualdade pontual com o Barcelona, teve em Cristiano Ronaldo (31 golos) a sua figura maior no campeonato (Modric e Di María destacaram-se também) mas pagou caro as inadmissíveis perdas de pontos nas derradeiras jornadas.

Mais abaixo na tabela classificativa, nova luta interessante pelos restantes lugares europeus. O Athletic Bilbao voltou a demonstrar que é uma das equipas mais fortes de Espanha a jogar em casa e segurou confortavelmente o 4.º lugar. O Sevilha fez uma recuperação fantástica no último terço da temporada e ainda foi a tempo de segurar um posto que garantisse a qualificação directa para a Liga Europa. Villarreal e Real Sociedad ainda vão ter de disputar o playoff de acesso à mesma competição.

O Valencia, que teve uma razoável primeira metade do campeonato, ficou, portanto, fora da rota europeia, tendo sido uma das decepções na Liga Espanhola. No entanto, o Betis conseguiu fazer bem pior. O clube sevilhano, que inclusivamente chegou aos oitavos-de-final da Liga Europa esta época, terminou na última posição e irá fazer companhia a Valladolid e Osasuna na 2.ª Divisão Espanhola.

SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário