Época 2013/14 em revista: Premier League

Campeão: Man. City

Liga dos Campeões: Liverpool, Chelsea, Arsenal*
Liga Europa: Everton, Tottenham*, Hull City*
*Equipas sujeitas a playoff de acesso às respectivas competições

Desceram: Cardiff, Fullham, Norwich
Subiram: Leicester, Burnley, QPR


A melhor Premier League dos últimos anos e uma das melhores de sempre. O Man. City conseguiu segurar o título graças ao seu poder ofensivo absolutamente explosivo (a dupla Fernandinho & Yaya Touré também foi decisiva) e por ter conseguido triunfar em todos os jogos da recta final do campeonato, ao contrário dos seus mais directos rivais na luta pelo troféu - Liverpool e Chelsea. Os reds, que contaram com a maravilhosa dupla "Suárez & Sturridge", protagonizaram uma série vitoriosa excepcionante na segunda metade da liga mas foram traídos no penúltimo jogo em casa, frente ao Chelsea, por um erro de Gerrard. José Mourinho voltou ao comando dos londrinos mas pecou nos jogos diante de adversários teoricamente mais acessíveis - foi derrotado em casa pelo Crystal Palace, na altura último classificado, algo que nunca havia acontecido enquanto o Special One treinara em Londres - e não foi além de um 3.º lugar. Imediatamente abaixo ficou o Arsenal, que chegou a Dezembro no topo da classificação (o conjunto de Wenger praticava um futebol muito positivo) mas que atravessou uma fase menos conseguida nas jornadas seguintes, o suficiente para hipotecar as chances do título.

Uma das grandes surpresas da época foi o Southampton, que durante vários meses esteve em posições que lhe garantiam uma presença na Liga dos Campeões, mas que começou a quebrar na segunda metade do campeonato (os índices defensivos, também fruto de uma ou outra ausência, começaram a piorar e foram fatais para o conjunto de Pochettino). O Everton voltou a realizar uma temporada muito positiva, agora com Roberto Martínez ao leme da turma de Liverpool, ficando à frente de um Tottenham que despediu André Villas-Boas, entretanto contratado pelo Zenit, ainda em Dezembro. Convém relembrar que o Adjunto1x2 destacou Southampton e Everton durante esta temporada.

O Man. United, por outro lado, arrecadou o prémio de "decepção do campeonato". David Moyes fez um trabalho fraquíssimo (e ainda demorou algum tempo a ser despedido), as contratações de Mata e Fellaini pouco ou nada renderam em termos desportivos e a equipa jogava sem confiança. Resultado: um lamentável 7.º lugar, arredado das competições europeias, uma das piores classificações do clube nos últimos anos. Outra "semi-decepção" foi o Newcastle. Exigia-se mais que um 10.º lugar a uma equipa que tem jogadores de grande qualidade e capacidade para discutir um lugar europeu. Norwich (também desiludiu bastante), Fulham e Cardiff vão disputar o Championship no próximo ano.

SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário