Massimo Moratti, mais uma era que se conclui

Chega ao fim mais um legado no universo futebolístico. Massimo Moratti, responsável pela chefia do Inter de Milão desde 1995, deu o seu lugar ao indonésio Erick Thohir (o italiano é agora "Presidente Honorário"). Nestes cerca de 20 anos ao serviço do clube de Milão, Moratti destacou-se pelas mais variadas razões: conquistou títulos que teimavam em não ser conquistados pelo Inter; empregou treinadores (vários, dada a sua veia perfeccionista relativamente ao clube), incluindo José Mourinho; contratou inúmeros jogadores, muitos com estatuto de estrelas mundiais.


Da evolução gradual à descida abrupta


Durante o período pré-Moratti, o Inter já havia conquistado 23 títulos. Num período em que o Inter era visto como um underdog em relação aos principais candidatos ao título, Moratti entra em acção. Se no campeonato o início foi discreto - o Inter começou a colar-se definitivamente aos 4/5 cinco lugares de topo da tabela italiana após a virada de milénio -, nas competições europeias o cenário era mais animador: até 2000 uma presença nos quartos-de-final da Champions League, uma final perdida e outra ganha na então Taça UEFA. Até parar momentaneamente de exercer funções em 2004 - tomada de posse de um novo presidente, que faleceu em 2006 e voltou a dar o lugar a Moratti -, o Inter nada mais conquistou (primeiro título italiano em vários anos foi uma Taça de Itália em 2005). A partir de então tudou mudou: seguiu-se um período de domínio do Inter em Itália com a conquista de cinco campeonatos consecutivos e vários Taças e Supertaças Italianas. O apogeu deu-se em 2010, ano em que o Inter fez o pleno a nível nacional, continental e mundial. Mas nem todos os tempos dourados são eternos - depois de todas essas conquistas o Inter voltou a níveis muito baixos, tendo inclusivamente terminado em 9º lugar em 2012/13, falhando pela primeira vez em vários anos as competições europeias. Moratti abandona a presidência do Inter numa altura em que a equipa ocupa o 4º posto da Serie A.


Ronaldo ganha a Bola de Ouro em 2002

As estrelas da companhia


A lista de jogadores que passaram pelo Inter de Moratti é extensa. A lista de vedetas e craques que foram figura em Milão é longa. Dos quase 600M gastos por Moratti, vários nomes se destacam, quer pela qualidade que evidenciaram, quer pelas verbas dispendidas. Se a transferência de Ibrahimovic e Ronaldo do Inter para o Barcelona foram das que mais renderam aos italianos (69,5M e 45M, respectivamente), verdade é que foi apenas uma forma de compensar muitos outros gastos que foram tomando lugar (Vieri - 45M, Quaresma - 24,5M, Crespo - 36M, Toldo - 26,5M e muitas outras que resultaram num balanço negativo de quase 470M em transferências). Ainda assim, muitos dos jogadores que representaram o Inter nestes últimos 20 anos apresentavam uma qualidade inegável. Eis um possível plantel de 30 jogadores com quem Moratti lidou:

GR: Pagliuca, Toldo, Júlio César
DEF: Paganin, Bergomi, Fresi, Javier Zanetti, Blanc, Córdoba, Samuel, Maicon, Materazzi
MED: Bianchi, Djorkaeff, Di Biagio, Figo, Stankovic, Cambiasso, Recoba, Sneijder, Winter
AV: Ronaldo, Adriano, Vieri, Crespo, Milito, Eto'o, Ibrahimovic, Julio Cruz, Obafemi Martins


"Sei licenziato"


De acordo com os dados recolhidos, são 30 os treinadores que já passaram pelo banco do Inter de Milão. Desde que Moratti assumiu o controlo foram contratados 16, ou seja, a média aproxima-se de 1 treinador/época! De todos os que já aqueceram o banco, houve dois em especial que merecem ser destacados pelas suas conquistas: Roberto Mancini - esteve no clube milanês durante quatro épocas e logo na segunda tomou-lhe o gosto. Depois de um 3º lugar, Mancini sagrou-se campeão em 2005/06, continuando a renovar o título até sair do clube. Foi com ele que o Inter teve um dos melhores registos internos de que há memória (recorde de 15 triunfos consecutivos para o campeonato) e os cinco títulos consecutivos da história do clube tiveram início no técnico italiano; José Mourinho - vene, vidi, vici. Ocupou a vaga de Mancini e sagrou-se logo campeão. Em 2009/10, conquistou tudo o que havia para conquistar: Supertaça, Campeonato, Taça e Liga dos Campeões, mudando-se para o Real Madrid no fim da temporada.

SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário