Benfica e Sporting proporcionam o melhor jogo do ano (digno de uma final da Taça de Portugal)

Golo caricato de Luisão (4-3)
Um jogo destes merece um destaque especial! Benfica e Sporting presentearam os adeptos de futebol com o melhor jogo nacional do ano, numa partida recheada de emoção. O Benfica foi a primeira equipa a adiantar-se no marcador através de Cardozo (fica o alerta: não vai ser a última vez que este nome vai aparecer!) na sequência de um livre directo irrepreensivelmente cobrado à entrada da área leonina. O Sporting respondeu na primeira vez que rematou à baliza - Wilson Eduardo aproveitou o trabalho de Montero para cruzar de primeira para o segundo poste onde Capel encostou com muita classe. O jogo estava pautado pela eficácia de ambas as equipas e, a cinco minutos do intervalo, Cardozo voltou a adiantar os encarnados no marcador com um cabeceamento certeiro. Ainda antes do descanso, o inevitável Cardozo (outra vez...) voltou a fazer o gosto ao pé estabelecendo o 3-1. Após o descanso o Sporting, que ainda demorou alguns minutos a entrar no ritmo do jogo, evidenciou uma nova face e chegou à igualdade: Maurício aproveitou uma falha defensiva para reduzir a desvantagem e, já depois dos 90', Slimani, à semelhança do segundo golo - também de bola parada -, cabeceou para o empate e para o prolongamento. Na etapa complementar o Benfica foi mais feliz que o seu rival. Luisão desempatou a partida na sequência de um lance caricato em que Rui Patrício ficou muito mal na fotografia. Até ao apito final Rojo foi expulso (infantilidade do defesa) e cada equipa atirou uma bola ao ferro, insuficientes para a alteração do resultado. Segue em frente o Benfica, num jogo onde a derrota (e consequente eliminação) é um castigo demasiado penoso para a formação leonina dado o que se passou durante 120 minutos de bom futebol.


Benfica: Excelente primeira parte, sofrimento desnecessário na segunda e mérito no prolongamento. O Benfica entrou com uma organização táctica irrepreensível (ter Amorim, Matic e Enzo no onze confere uma estabilidade impressionante) e beneficiou de um Cardozo imperdulário. Enzo voltou a ser um pulmão no meio-campo, Gaitán espalhou pormenores técnicos e inteligência pelo terreno de jogo e de Cardozo já foi tudo dito (9 golos nos últimos 9 jogos). Mais uma vez dois problemas: as bolas paradas defensivas (a grande dor-de-cabeça desta época) e o adormecimento da equipa quando está por cima no jogo (contra o Belenenses foi fatal, hoje valeu o esforço no prolongamento), que não pode ser justificado pelo cansaço colectivo.

Sporting: Na primeira parte foi uma equipa passiva, pouco agressiva, com demasiados erros defensivos e pouca inspiração. A partir dos 55' começou a assentar jogo e chegou à igualdade já nos instantes finais. Em termos individuais não houve nada de novo: William Carvalho voltou a fazer um grande jogo (apesar de algumas perdas de bola infantis), Adrien foi um dos motores da boa exibição leonina na segunda parte e Montero voltou a semear o perigo na área contrária. Pela negativa, destaque para a defesa leonina (demasiados erros infantis e nem Rui Patrício, que até fez três defesas de bom nível, escapou a isso) e para Wilson Eduardo (à excepção da assistência que fez pouco ou nada acrescentou). Muito bem também Leonardo Jardim pela forma como mexeu na equipa após o intervalo e pelas declarações que fez na flash-interview.

SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário