NBA 2014/15: Conferência Este

É já na próxima madrugada que tem início mais uma temporada do melhor basket do Mundo. Os San Antonio Spurs vão tentar repetir a façanha da época anterior mas a tarefa não será nada fácil. Num Oeste sempre muito renhido, a turma de Gregg Popovich sabe ainda que os rivais da outra Conferência estão bastante distintos relativamente àquilo que eram há um ano atrás. O regresso de LeBron James a Cleveland, o retorno (em definitivo?) de Derrick Rose aos grandes palcos, o peso de cima dos ombros de Kobe Bryant face à ausência forçada de Steve Nash, o hype em torno de «uma das melhores fornadas do draft dos últimos anos» - tudo isto perspectiva mais uma temporada em grande da NBA.


Cleveland Cavaliers

É "O Regresso do Rei". LeBron James optou por deixar Miami após o insucesso nas Finais deste ano e, na condição de free agent, regressou ao clube que o viu crescer. Para além de LeBron, Kevin Love resolveu deixar Minnesota mais cedo do que muitos faziam prever com o objectivo de finalmente estar presente nos playoffs e, acima de tudo, ajudar os Cavaliers a conquistar um anel. Aliás, a política da franchise dá a entender que esse é um objectivo a curto prazo, uma vez que as duas últimas n.º1 picks (Anthony Bennett e Andrew Wiggins) foram "sacrificadas" para fazer chegar o all-star. Destaque ainda para as aquisições de Shawn Marion e Mike Miller, dois veteranos que podem ter bastante impacto. O que esperar destes Cavaliers? Não chegar à Final da Conferência será um fracasso (são incontornavelmente os favoritos no Este), mas a mentalidade tem de estar na conquista do grande troféu. Ter Irving, Love e LeBron, juntamente com Varejao e Waiters no cinco inicial, faz desta equipa uma das mais temíveis entre as 30 da NBA. Veremos se os Cavaliers conseguem "apresentar a química" logo no primeiro ano (os jogos da fase regular permitirão criar rotinas entre os diversos jogadores), se David Blatt é a pessoa indicada para liderar um conjunto com tantas estrelas e se o banco consegue acompanhar o ritmo dos titulares (especialmente nos jogos a doer).


Chicago Bulls

Agora é a sério... Depois de alguns anos em banho-maria dada a condição física de Derrick Rose, parece - esperemos pelos jogos oficiais para o comprovar - que os Bulls estão finalmente aptos para lutar por um anel. Não chegou o free agent Carmelo Anthony, mas chegou Pau Gasol, algo que poderá beneficiar o estilo de jogo implementado por Tom Thibodeau. Se o treinador é conhecido pela sua estratégia defensiva, o mesmo não se poderá dizer das novas caras em Chicago. O trintão Gasol é um upgrade (sobretudo defensivo) face a Boozer e permitirá a Rose ter mais espaço para semear o perigo, Mirotic é conhecido pela sua capacidade de tiro e movimentação, o rookie Doug McDermott chega com a fama de shooter. Felizmente para os adeptos de Chicago, Butler e Gibson mantêm-se na cidade e vão-se afirmando na equipa (o SG é um dos melhores da NBA no capítulo defensivo, o PF voltará a lutar pelo prémio de "6th Man Of The Year"). O que esperar destes Bulls? Muito mais consistência face à temporada anterior, um Rose a regressar gradualmente aos seus tempos de MVP, uma equipa limitada fisicamente (sim, isto mantém-se), melhores soluções a partir do banco e uma presença bem mais sólida entre os melhores da Conferência. A pré-época demonstrou que os Bulls ainda têm um longo caminho a percorrer mas as peças que constituem o plantel devem chegar para ombrear os melhores no Este.


Brooklyn Nets

Duas grandes novidades em Brooklyn. Paul Pierce saiu, chegou Jarrett Jack; Lionel Hollins sucedeu a Jason Kidd enquanto treinador. E vendo bem as coisas, os Nets até saíram a ganhar. Jack será um bom auxílio num backcourt liderado por Deron Williams e terá no frontcourt a excelência da experiência e do poder físico. Face à ausência de Paul George nos Pacers e às incógnitas em torno de outras franchises com qualidade mas ainda sem provas dadas, os Brookyln Nets partem como a 3.ª força maior na Conferência Este e uma das equipas a evitar nos playoffs. O que esperar destes Nets? O frontcourt é muito forte, mas o backcourt possui algumas lacunas. Serão uma das equipas a querer impor desde logo o "factor-casa" e a lutar pelo maior número possível de vitórias durante a fase regular para poderem beneficiar disso mesmo. Ainda assim, Cavaliers e Bulls partem como grandes favoritos.


Dark horse da Conferência: Washington Wizards

Foram uma das maiores surpresas da Conferência Este no ano passado e têm agora todas as condições para se imporem este ano. Enquanto muitos destacam os Toronto Raptors, há que olhar atentamente para os Wizards. Grande novidade: Paul Pierce. Chega para o lugar de Trevor Ariza (vai fazer falta, até porque era muito importante na manobra defensiva da equipa) e junta-se a um plantel que tem em John Wall e Bradley Beal um dos backcourts mais explosivos da Conferência e em Randy Wittman um dos técnicos mais desvalorizados da NBA. O que esperar destes Wizards? À semelhança dos Nets vão ser uma das equipas a evitar nos playoffs. Se Nene se mantiver à margem das lesões (também válido para Wall e Beal), se Gortat se continuar a exibir a bom nível e se Pierce pegar de estaca em Washington, poderão dar nas vistas bem mais cedo do que o esperado.



Previsão da classificação na Conferência Este:
  1. Chicago Bulls
  2. Cleveland Cavaliers
  3. Brooklyn Nets
  4. Toronto Raptors
  5. Washington Wizards
  6. Indiana Pacers
  7. Miami Heat
  8. New York Knicks
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário