Uma questão de eficácia

O Benfica de Jorge Jesus sempre habituou os adeptos encarnados a um ataque avassalador. Prova disso são os 82 jogos consecutivos que a equipa já leva a marcar no seu estádio sob o comando do seu actual treinador. Mais uma vez houve goleada no Estádio da Luz, mas desengane-se quem pense que o triunfo foi folgado. O Benfica fez um total de 23 remates, um novo máximo do clube esta época, dos quais saíram quatro golos em menos de 15 minutos. Não é à toa que se diz que o primeiro é sempre o que mais custa... Igual número de golos apontou o Sporting na sua deslocação a Penafiel. Num duelo em que os sportinguistas visaram a baliza de Haghighi por 15 vezes (só remataram menos vezes contra o FC Porto), o primeiro dos dois golos de Slimani no jogo foi fundamental para o desbloqueio da partida. Montero (terminou com a sua seca de golos) e Nani (cada vez mais a assumir um papel preponderante na equipa) fecharam as contas do jogo e permitiram ao Sporting somar 9 golos nos últimos três desafios a contar para o campeonato e tornar-se no melhor ataque fora de casa. No Estádio do Dragão, o FC Porto teve de saber sofrer para levar o Sp. Braga de vencida. Curiosamente, este foi o 2.º jogo da corrente edição da Liga em que os azuis e brancos mais vezes (6) remataram à baliza. Mais, apenas frente ao Moreirense (7), num jogo que terminou com uma vitória caseira por 3-0. Mas passemos para um plano mais geral, onde tudo fica mais interessante.

NOTA: Os dados apresentados não são oficiais

Ao fim de sete jornadas temos o Benfica como a equipa que mais acertadamente visa o alvo (é inclusive o melhor ataque da Liga), um Sporting como a equipa mais rematadora do campeonato e um FC Porto distante dos rivais lisboetas em termos ofensivos. De realçar ainda que os dois clubes lisboetas repartem as duas posições cimeiras em cada um dos dois aspectos.

Convém não esquecer que os dragões têm a defesa menos batida da prova, mas não deixa de ser curioso reparar no escasso número de remates à baliza (33) que o FC Porto tem ao cabo de sete jornadas (9.º neste capítulo entre as 18 equipas da Liga). A precisão dos remates dos azuis e brancos à baliza (31%) também é manifestamente inferior quando comparada com a de Benfica (48%) e Sporting (38%), o que, tudo somado, surpreende bastante tendo em conta a qualidade inegável dos seus avançados.

Não tão estranho é ver o Sporting como a equipa mais rematadora do campeonato, tal a dinâmica ofensiva que Marco Silva consegue impor nas suas equipas (já no Estoril conseguia fazer com que a equipa circulasse muito bem a bola e pressionasse em zonas adiantadas do terreno). Se por um lado é importante ressalvar que o Sporting já defrontou os dois grandes nestas primeiras sete jornadas, por outro a estatística indica que o único jogo em que a equipa leonina fez pelo menos 20 remates foi diante do Belenenses (28, um recorde da época até ao momento), num jogo que terminou... 1-1.
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário