NBA 2014/15: Conferência Oeste

É já na próxima madrugada que tem início mais uma temporada do melhor basket do Mundo. Os San Antonio Spurs vão tentar repetir a façanha da época anterior mas a tarefa não será nada fácil. Num Oeste sempre muito renhido, a turma de Gregg Popovich sabe ainda que os rivais da outra Conferência estão bastante distintos relativamente àquilo que eram há um ano atrás. O regresso de LeBron James a Cleveland, o retorno (em definitivo?) de Derrick Rose aos grandes palcos, o peso de cima dos ombros de Kobe Bryant face à ausência forçada de Steve Nash, o hype em torno de «uma das melhores fornadas do draft dos últimos anos» - tudo isto perspectiva mais uma temporada em grande da NBA.


San Antonio Spurs

«Em equipa que ganha, não se deve mexer.» Deve ser este o lema adoptado pelos actuais campeões da NBA. Mas a tarefa será ainda mais difícil este ano. Se dúvidas havia relativamente à condição física de Duncan, Parker e companhia, os últimos dois anos foram a "prova provada" de que a vontade e o querer ultrapassam qualquer barreira física. E quem tem Gregg Popovich como treinador só pode sair a ganhar. O que esperar destes Spurs? Mais uma presença garantida entre os melhores, com Popovich a gerir a sua equipa para os momentos decisivos e um basquetebol inteligente e dinâmico por parte de uma equipa que tentará inscrever o seu nome na história da franchise (nunca venceram as Finais por duas vezes consecutivas). Outra pergunta que ficará a pairar no ar: último ano de Tim Duncan?


Oklahoma City Thunder

Os anos vão passando e o objectivo vai permanecendo o mesmo. Nenhuma alteração de maior e pouco que se possa acrescentar. Kevin Durant, cuja ausência no início da época não deverá ser importante (interessa que esteja fisicamente apto na fase decisiva), e Russell Westbrook deverão apresentar números de MVP novamente e serão os principais responsáveis por carregar a equipa até aos playoffs. A partir daí é que começa o desafio a sério, numa Conferência já bastante renhida por natureza e onde reinam os actuais campeões da NBA, carrascos dos OKC no ano passado. O que esperar destes OKC? Mais do mesmo, como já foi dito. A grande incógnita prende-se com a capacidade desta equipa em chegar à final da Conferência. Já o conseguiram há três anos e daí para a frente foram traídos pelo infortúnio de Westbrook e pela excelência dos Spurs. Será desta que Durant consegue o tão ambicionado troféu?


LA Clippers

Antes de analisar os LA Clippers, devo admitir que hesitei bastante entre a formação de Doc Rivers e os Golden State Warriors para a denominação de "3.ª força maior no Oeste". Dito isto, espera-se novo espectáculo para o lado da "Cidade dos Anjos". Se por um lado o cinco inicial manterá a sua base, por outro convém destacar a chegada de Spencer Hawes, que assim adiciona maior profundidade e capacidade de tiro a um frontcourt que estava órfão de uma alternativa para a posição de PF até agora. Resolvidos os problemas internos, que afectaram a equipa nos playoffs, é altura de elevar "lob city" a um novo patamar. O que esperar destes Clippers? Blake Griffin e DeAndre Jordan prometem retomar os afundanços que lhes são característicos, Chris Paul será candidato principal a líder de assistências, mas acima de tudo espera-se uma equipa mais madura e capaz de ter uma mentalidade mais ganhadora, sobretudo a partir das meias-finais dos playoffs (Doc Rivers vai exigir mais e melhor nesta segunda época à frente da equipa).


Dark horse da Conferência: Dallas Mavericks

Mark Cuban mostrou que não brinca em serviço e apostou forte no defeso. As chegadas de Chandler Parsons e Tyson Chandler elevam os Dallas Mavericks a um estatuto que já não se via desde o título de 2011 (e nessa altura nem eram os favoritos) e aumentam a pressão sobre os demais rivais da Conferência. Em sentido contrário, menos pressão sobre os ombros de Dirk Nowitzki. Muita expectativa sobre a franchise que deixou sair Vince Carter, mas que foi, em contrapartida, a grande campeã das contratações no Oeste (aos dois nomes supracitados falta acrescentar o de Raymond Felton). A maior interrogação prende-se com o banco. O que esperar destes Mavs? Antes de mais, Rick Carlisle não tem desculpas para apresentar maus resultados. Por isso, este vai ser um teste à sua capacidade de liderança. Depois cabe a cada um confirmar o porquê de se elevar estes Mavericks a mais do que uma simples equipa de playoffs - Nowitzki terá de se voltar a exibir a um nível próximo de MVP, Chandler terá de demonstrar que continua um monstro nas tabelas, Parsons deverá confirmar o seu estatuto em Dallas e o próprio Monta Ellis tem tudo para se destacar no backcourt.



Previsão da classificação na Conferência Oeste:
  1. San Antonio Spurs
  2. Oklahoma City Thunder
  3. LA Clippers
  4. Golden State Warriors
  5. Dallas Mavericks
  6. Portland Trail Blazers
  7. Denver Nuggets
  8. Houston Rockets
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário