Taça das Nações Africanas: A magia do futebol africano está de volta

Os grupos da fase final da CAN
A 30ª edição da Taça das Nações Africanas (CAN) fica desde logo marcada pela escolha do país anfitrião (Marrocos era a escolha inicial, mas em Novembro do ano passado o vírus do Ébola levou a que se mudasse o local da competição para a Guiné Equatorial) e pelas ausências da Nigéria, campeã em título, e do Egipto, nação com mais troféus conquistados. Os favoritos não são muito diferentes dos habituais: Gana, Argélia e Costa do Marfim.


Aubameyang, a estrela do Gabão

Grupo A: Jorge Costa com hipóteses de seguir em frente

Beneficiando do sorteio da fase final - é o grupo que possui, de uma forma geral, as equipas mais fracas -, o Gabão de Jorge Costa, a Selecção mais jovem do torneio, poderá ser uma das surpresas destes primeiros dias da competição. O técnico português fez um trabalho positivo nas equipas nacionais que orientou e terá em Aubameyang (B. Dortmund) o grande craque deste grupo inaugural para o ajudar a marcar presença nos quartos-de-final. O finalista da última edição, Burkina Faso, apresenta-se como o principal favorito do grupo (elementos como Pitroipa ou a jovem promessa Bertrand Traoré podem-se destacar). Por outro lado, a Guiné Equatorial, cuja peça mais destabilizadora será o ex-Benfica Javier Balboa, beneficiou da situação causada pelo Ébola e o Congo, para além de N'Dinga (médio do Olympiacos), não se destaca pelo talento individual.


Héldon entre os eleitos de Rui Águas

Grupo B: Missão complicada para Rui Águas

Cabo Verde não terá uma tarefa fácil mas em 2013 mostrou que é capaz de se bater com os "grandes" - os "Tubarões Azuis" treinados por Rui Águas, que recrutou seis jogadores ao Campeonato Português (e muitos outros que também já deixaram a sua marca no nosso país), terá pela frente a Tunísia (campeã em 2004 e provável vencedora do grupo) e a Zâmbia (campeã em 2012 mas com menor probabilidade de repetir o feito), Selecções com outra bagagem competitiva, e a RD Congo, essa sim, teoricamente mais acessível.


Será este o ano dos magrebinos?

Grupo C: Dois candidatos ao título e um dark horse

A Argélia vai querer dar continuidade à excelente campanha no Mundial'2014 e tem em Brahimi e Slimani, bem-conhecidos dos portugueses, jogadores capazes de fazer a diferença em qualquer jogo. O que muda desde Julho? O treinador. Vejamos qual será o efeito que terá sobre a equipa. Uma situação que é idêntica à que se verifica com o Gana - Avram Grant, técnico que já passou pelo Chelsea, tomou as rédeas de uma Selecção recheada de talento individual. Convém ainda não ignorar o Senegal, que apesar do infortúnio do lesionado Sadio Mané, continua a ser o dark horse da competição (tem argumentos suficientes para contrariar favoritismos e avançar para a próxima fase). A África do Sul completa o grupo.


Bony ocupará lugar de Drogba

Grupo D: Não há Drogba nem Eto'o, mas...

O Mundial'2014 não foi próspero para qualquer uma das nações favoritas neste grupo. Por um lado, temos a não muito diferente Costa do Marfim, que foi arredada da fase de grupos com um golo aos 90' e que desde então deixou de contar com Drogba (Bony, o mais recente reforço do Man. City, será um dos jogadores em foco na competição, mas Yaya Touré e Gervinho continuam a ser as estrelas), porém, em contrapartida, ganhou Hervé Renard, treinador que se notabilizou por ter guiado a Zâmbia à glória na CAN'2012 (vencendo nos penáltis... a Costa do Marfim). Por outro, temos Camarões, uma das grandes decepções da prova disputada no Brasil. O grande desafio para esta Selecção será mostrar que o que aconteceu há uns meses, em que colegas de equipa até se desentenderam em campo, foi pontual (o plantel até é bastante equilibrado e Aboubakar, do FC Porto, poderá ganhar notoriedade). A fechar o grupo temos a Guiné Conacri (parece faltar um avançado de qualidade, mas existe muita curiosidade em torno de Ibrahima Traoré, extremo do B. M'Gladbach, e Sylla, defesa do Toulouse) e o Mali (liderado pelo veterano Seydou Keita), ambos à espreita de uma vaga nos quartos-de-final da prova.
SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário