Época 2013/14 em revista: Serie A

Campeão: Juventus

Liga dos Campeões: Roma, Nápoles*
Liga Europa: Fiorentina, Inter*, Torino*
*Equipas sujeitas a playoff de acesso às respectivas competições

Desceram: Livorno, Bolonha, Catania
Subiram: Palermo, Empoli, Varese


Não há ninguém em Itália que consiga fazer frente a esta Juventus. A Vecchia Signora abafou a concorrência com um registo impressionante - 102 pontos (recorde absoluto de pontos nos campeonatos europeus, ultrapassando um registo de 101 pontos pertencente ao... Benfica), melhor ataque e defesa da prova, 100% vitoriosa nos jogos em casa -, o que acaba por não surpreender tanto, sem querer retirar mérito, dado o poderio da formação de Turim (ter um vasto leque de estrelas e um treinador como Conte torna tudo muito mais fácil). A única equipa que ainda foi fazendo frente à Juventus, e que começou o campeonato a todo o gás, foi a Roma. Para além do impressionante registo defensivo, Pjanic e Strootman dominaram o meio-campo e Gervinho, e mais tarde Destro, fizeram a diferença no ataque (o costa-marfinense foi um dos melhores da liga italiana). A formação da capital italiana ganhou a corrida a um Nápoles que se reforçou bem esta época (o poder ofensivo é impressionante) mas que revelou alguma falta de maturidade em certos jogos (o título era um cenário difícil mas o 2.º lugar estava perfeitamente ao alcance da equipa de Rafa Benítez).

Mais abaixo encontra-se uma das decepções da temporada: o Inter. A turma de Mazzari tinha plantel para estar em posição de Liga dos Campeões mas não consguiu melhor que um 5.º lugar. Palacio foi o grande "salvador da pátria" numa equipa onde Rolando realizou uma época bastante positiva. No entanto, a grande decepção do ano em Itália foi o Milan. Apesar de não ter um plantel muito composto, tinha quase as mesmas obrigações que o seu grande rival. Seedorf ainda tentou pegar numa equipa totalmente desmoralizada e colocá-la na rota europeia, mas em vão. 8.º lugar e a certeza de que irá haver uma enorme renovação de plantel em Milão durante este defeso.

Pelo lado positivo, destaque para três equipas. O Hellas Verona foi uma das boas revelações do primeiro terço do campeonato italiano, mas quebrou na segunda metade do mesmo. Já o Torino (Ciro Immobile, melhor marcador com 22 golos, e Cerci formaram uma dupla devastadora) e o Parma (Biabiany surpreendeu) lutaram até ao último minuto, literalmente, pela conquista de uma vaga europeia. Apesar da melhor classificação na tabela, o Parma foi afastado pela UEFA das competições europeias, pelo que o Torino estará para o ano na Liga Europa.

SHARE

Adjunto

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário